Na última terça-feira, 16, o jurista Pedro Gordilho ministrou aula magna no curso de Direito do Centro Universitário Católica de Santa Catarina, sobre o tema "A Democracia e a Constituição".
Durante as explanações, Gordilho destacou que as democracias morrem, não mais com rupturas violentas. Agora, a escalada de autoritarismo se dá com o apoio da população ao enfraquecimento de instituições críticas e à erosão de normas políticas historicamente conquistadas.
O jurista explicou, ainda, que somente a democracia permite fazer-se a distinção entre o que é verdade e o que parece ser verdade. "A democracia dá a oportunidade às pessoas de pensarem livremente, alcançando o que é fidedigno, genuíno, em uma palavra, verdadeiro".
“Entendo, por fim, que não existe determinismo, o homem é livre, o homem é liberdade. O homem está condenado a ser livre, o homem é quem decifra, ele mesmo, a jornada que vai percorrer. O homem, sem qualquer tipo de apoio ou auxilio, está condenado a inventar, a cada instante, o homem.”
Leia a íntegra da aula magna, clique aqui.