Migalhas Quentes

Senado aprova projeto que estabelece cobrança individual do consumo de água em condomínios

x

21/12/2006


Hidrômetros

Senado aprova projeto que estabelece cobrança individual do consumo de água em condomínios

O Senado aprovou na noite de ontem (20/12) o projeto de lei da Câmara 42/06 (tramitação - clique aqui), que prevê a cobrança individualizada dos contas de abastecimento de água para residências ou estabelecimentos comerciais localizados em condomínios novos. Para realizar a medição individual do consumo, a proposta prevê a instalação de hidrômetros - aparelhos que medem o gasto de água - nas edificações que forem construídas após o início da vigência da nova lei. A matéria, de autoria do deputado federal Júlio Lopes, será submetida à sanção do presidente da República.

Entre os argumentos apresentados pelo parlamentar para justificar seu projeto, está o de que a medição - e, portanto, a cobrança - individual do consumo de água é mais justa, pois evita uma distorção típica dos condomínios: como a conta de água é dividida igualmente, aqueles que consomem menos arcam com os custos provocados por aqueles que consomem mais. Além disso, a cobrança em separado desestimularia o desperdício de água.

Outro argumento ressaltado por Júlio Lopes: com os hidrômetros a serem instalados nas edificações novas, os consumidores podem saber a quantidade de água que estão consumindo - o que seria, aliás, um direito previsto no Código de Defesa do Consumidor, no inciso III de seu artigo 6º.

Veto

Logo após a aprovação da proposta, o líder do governo no Senado, Romero Jucá, afirmou que há a possibilidade de a matéria ser vetada pelo presidente Lula. Isso dependeria, segundo ele, da análise de questões relacionadas à tarifa social, a isenções sociais e à compatibilidade com a nova lei de saneamento.

____________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Herdeiros que ocupam imóvel exclusivamente devem pagar aluguel

16/7/2024

Funcionária chamada de “marmita do chefe" por colegas será indenizada

16/7/2024

Pão de forma e bafômetro: quando o café da manhã vira problema jurídico

18/7/2024

Advogado pede dispensa de uso da beca no TJ/BA por mau cheiro

17/7/2024

Juiz autoriza penhora de 30% de salário para quitar dívida com banco

17/7/2024

Artigos Mais Lidos

Você sabe o que significam as estrelas nos vistos dos EUA?

16/7/2024

Advogado, pensando em vender créditos judiciais? Confira essas dicas para fazer da maneira correta!

16/7/2024

Desconsideração de atos ou negócios jurídicos praticados com a finalidade de dissimilar a ocorrência do fato gerador a qualquer tempo, conforme entendimento do CARF

16/7/2024

A lei 14.365 e o papel do sócio gestor nas sociedades de advogados

17/7/2024

Será a reforma tributária simplificadora?

16/7/2024