O TJ/RJ comemora o Dia da Justiça com a entrega do Colar do Mérito Judiciário a personalidades que prestaram, direta ou indiretamente, relevantes serviços à cultura jurídica e ao Judiciário fluminense. Por conta da pandemia, a solenidade será restrita, com transmissão direta pelo canal oficial do PJERJ no Youtube.
O advogado José Pontes, sócio fundador da Pontes Advogados, é uma das personalidades escolhidas para receber a comenda. Além de advogado em causas de alta complexidade, Pontes é árbitro do Corpo Permanente da FGV Rio e do CBMA (Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem) e foi escolhido pelo conjunto dos seus 28 anos de carreira.
Ele também presta consultoria e faz mentoria para advogados jovens: “Tenho prazer em compartilhar a experiência de quase 30 anos de militância. Penso que o conhecimento deve ser sempre transmitido, e com isso também aprendo.”
A cerimônia, marcada para amanhã, 8/12, às 11h, no Tribunal Pleno, será precedida pelo tradicional culto ecumênico em comemoração à data, reunindo representantes de cinco religiões. Por causa da Covid-19, o monge budista Alcio Braz, o monsenhor católico Sérgio Costa Couto, o desembargador espírita Carlos José Martins Gomes, o rabino Dario Bialer e o desembargador evangélico Ademir Paulo Pimentel deixarão suas mensagens de fé, agradecimento e esperança, através de vídeos que serão exibidos no Youtube.
O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Claudio de Mello Tavares, fará a entrega do Colar do Mérito Judiciário à desembargadora Lúcia Regina Esteves de Magalhães e ao desembargador André Luiz Cidra, que representarão os demais agraciados.