Migalhas Quentes

STJ informa que principais ferramentas já estão restauradas

Passados nove dias do ataque hacker, o cenário de recuperação é positivo, diz o Tribunal.

12/11/2020

O presidente do STJ, ministro Humberto Martins, informou que, passados nove dias do ataque hacker à rede de informática, o trabalho de recuperação dos sistemas apresenta cenário positivo além do previsto, estando praticamente restauradas as principais ferramentas, o que possibilita a retomada de todas as atividades da Corte – remota ou presencialmente –, inclusive a realização das sessões de julgamento.

(Imagem: Gustavo Lima/STJ)

Segundo o ministro, a autuação dos processos está sendo restabelecida gradativamente. “Neste momento, a prioridade é para processos urgentes, tais como habeas corpus e mandados de segurança”, declarou.

__________

Comunicado da Presidência do STJ

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) informa que, passados nove dias do ataque hacker à sua rede de informática, o trabalho de recuperação dos sistemas apresenta cenário positivo além do previsto, estando praticamente restauradas as principais ferramentas, o que possibilita a retomada de todas as atividades da Corte – remota ou presencialmente –, inclusive a realização das sessões de julgamento.

Desde esta terça-feira (10), o Portal do STJ restabeleceu suas funcionalidades mais acessadas – entraram em operação os serviços de consulta processual e consulta de jurisprudência. Também estão no ar, de forma plena, o Portal da Intimação Eletrônica, a página da Intranet e toda a rede de telefonia. O serviço de peticionamento eletrônico foi totalmente restabelecido, inclusive aquele utilizado pelo Ministério Público Federal – plataforma própria baseada no MNI.

O sistema de geração de guias para recebimento de custas judiciais e de preparo foi restabelecido. Com isso, os advogados podem acessá-lo por meio do Portal do STJ e seguir as orientações de praxe.

Ainda nesta quarta-feira (11), volta a funcionar o Sistema do Pró-Ser, que faz a interface com a rede credenciada do plano de saúde dos servidores do STJ. O Diário de Justiça eletrônico (DJe) será publicado e disponibilizado em link (https://processo.stj.jus.br/processo/dj/init) do Portal do STJ, com decisões, acórdãos e despachos relacionados a cerca de 10 mil processos.

A autuação dos processos está sendo restabelecida gradativamente. Neste momento, a prioridade é para processos urgentes, tais como habeas corpus e mandados de segurança. Também nesta quarta, até as 16h, foram distribuídos aos ministros da Corte ou registrados ao presidente do STJ (dentro das hipóteses previstas no Regimento Interno) mais de 1.800 processos.

As orientações quanto às trocas das chaves de acesso por senhas fortes e com procedimentos de dupla autenticação – necessárias para o uso dos sistemas – estão sendo seguidas por todos, numa demonstração de compreensão da importância do papel de cada um para o reforço da segurança da infraestrutura.

Vale ressaltar o empenho da equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do STJ, com a colaboração do Comando de Defesa Cibernética do Exército brasileiro e do Serpro, para impedir novos ataques à rede do tribunal. Entre as providências, está a proibição, neste momento – e até nova ordem –, de ingresso na sede do STJ de equipamentos pessoais de informática, como notebooks.

A Presidência do STJ destaca que está atuando com prudência, responsabilidade e transparência, por meio de comunicados disponibilizados diariamente aos ministros, aos servidores, à imprensa e à sociedade, embasados em informações fornecidas pelos órgãos técnicos que estão atuando no reestabelecimento dos sistemas de informática do STJ.

Ministro Humberto Martins

Presidente do STJ/CJF

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Em meio à insegurança, prazos no STJ voltam a correr

10/11/2020
Migalhas Quentes

STJ retoma os trabalhos nesta segunda-feira

9/11/2020
Migalhas Quentes

Ataque hacker: STJ diz que processos foram preservados

7/11/2020
Migalhas Quentes

Advogados analisam ataque hacker ao STJ

6/11/2020
Migalhas Quentes

Hacker invade STJ, sequestra dados e cobra resgate

5/11/2020
Migalhas Quentes

STJ aciona Polícia Federal após sofrer ataque por hackers

4/11/2020

Notícias Mais Lidas

Juiz do TJ/SP usou nome falso por razão pessoal "muito triste", diz advogado

18/4/2025

Desembargador do TJ/AL não conhece HC e mantém prisão do advogado João Neto

19/4/2025

CNJ afasta desembargador por posts pró-Bolsonaro e ligar Lula ao CV

18/4/2025

Cacau Show deve indenizar por ovos de chocolate com larvas vivas

20/4/2025

Livro "Pablo Marçal: a trajetória de um criminoso" pode seguir à venda

18/4/2025

Artigos Mais Lidos

STF, pejotização e o silêncio imposto à Justiça do Trabalho: A quem interessa uma nação de trabalhadores sem direitos?

19/4/2025

STF suspende processos em todo o país sobre licitude de contratos de prestação de serviços: Impactos para as empresas no âmbito trabalhista

18/4/2025

A judicialização sem provocação administrativa: Implicações da pretensão resistida para a advocacia preventiva

18/4/2025

Os impactos da decisão do STF quanto à discussão da pejotização

19/4/2025

Serviços funerários em SP: Por que a concessão foi necessária?

18/4/2025