O livro "Manual de Prestação de Contas nas Eleições 2020" (Imperium - 166p.), dos advogados Ricardo Pedroso Stella e Antônio Aleixo da Costa, por meio de exemplos práticos e linguagem acessível, traz comentários à resolução do TSE que disciplina a arrecadação e os gastos de recursos em campanhas eleitorais.
Os autores são advogados em São Paulo e atuam no direito eleitoral, partidário e em contas eleitorais. O Dr. Antonio Aleixo da Costa tem quase 20 anos de carreira, milita no Direito Público, especialmente nas áreas do Direito Eleitoral, do Direito Administrativo, nas Contas Eleitorais e Contas de Gestão Pública. Já o Dr. Ricardo Pedroso Stella, é advogado, milita no Direito Partidário, Eleitoral e Contas Eleitorais. No ano de 2013, por ocasião da preparação das eleições de 2014, os autores se conheceram e iniciaram uma parceria de trabalho para juntos cuidar de algumas campanhas eleitorais nas eleições de 2014. Desde então, os autores desenvolvem diversos trabalhos de forma conjunta e, também, separadamente.
A experiência prática e toda a evolução ocorrida na prestação de contas eleitorais nos últimos anos, levou os autores a escrever esse manual que é fruto de um ensaio efetuado nas eleições de 2016, mas não publicado. Esse Manual de Prestação de Contas Eleitorais é muito mais do que apenas alguns comentários à Resolução TSE 23.607/2019, é verdadeiramente fruto da experiência adquirida pelos autores ao longo dos anos, desenvolvendo na prática as questões estabelecidas pelas Resoluções de Contas Eleitorais.
O conteúdo desta obra apresenta uma visão passional, descontraída e prática das prestações de contas eleitorais apresentadas pelos candidatos nas eleições dos últimos anos, cotejando com a visão dos Tribunais sobre o tema, com comentários sobre as mudanças e implicações práticas dessas mudanças na campanha eleitoral.
O manual é composto de vinte e sete títulos, que se inicia com o histórico da prestação de contas, abordando o que era e como é hoje a prestação de contas, passando pelo seu conceito, tratando de forma técnica as questões de limite de gastos na campanha eleitoral e as formas de arrecadação de recursos para as campanhas eleitorais, abordando com minúcias o Fundo Especial de Financiamento de Campanha, tratando de forma suscinta a elaboração e apresentação das contas de campanha eleitoral, finalizando com a premente necessidade da contratação de bons profissionais, ou seja, a profissionalização das campanhas, como forma de mitigar os corriqueiros problemas decorrentes do natural dinamismo das campanhas eleitorais. Por fim, com o passar dos anos a prestação de contas foi se modificando completamente, como corolário lógico do momento social e político que passa o País e da busca incansável pela lisura dos valores utilizados nas campanhas eleitorais.
Sobre os autores:
Ricardo Pedroso Stella é advogado, palestrante e conferencista com ampla experiência em Direito Eleitoral e Partidário com foco em prestação de contas. Possui MBA em Gestão Pública e é pós-graduando em Direito Eleitoral e Processual Eleitoral na EJEP.
Antônio Aleixo da Costa é advogado, possui mestrado em Direito Ambiental pela Universidade Católica de Santos e especialização em Direito Civil e Administrativo. Sua área de atuação inclui licitações, Direito Eleitoral e defesa administrativa no Tribunal de Contas.
__________
Ganhador:
Renan Pereira da Silva, de Mogi das Cruzes/SP.