Migalhas Quentes

Como captar clientes de Recuperação Judicial

Confira texto de Guilherme Barbosa, CEO da 3MIND.

30/10/2020

(Imagem: Unsplash)

Segundo dados do IBGE mais de 500 mil empresas fecharam as portas no Brasil, durante a pandemia do novo coronavírus. O isolamento social, adotado para conter a disseminação do vírus, teve um impacto negativo em mais de 70% dos negócios brasileiros e com isso os pedidos de recuperação judicial também apresentaram grande crescimento em todo o território nacional.

O termo “recuperação judicial” foi um dos mais procurados no Google em 2020 e já apresenta mais de um milhão de resultados no buscador. Aí fica a grande questão: como destacar o conteúdo jurídico de um site de advogado e alcançar as primeiras e mais concorridas posições do Google para este tema?

Atualmente a primeira página do Google para recuperação judicial já mostra alguns indícios do que o buscador está valorizando. Na posição zero são exibidas três notícias atuais sobre o tema, contando a história de grandes empresas que entraram com pedido de recuperação judicial na pandemia.

Em seguida a primeira posição do buscador traz um conteúdo bastante completo com o título “o que é recuperação judicial”. O Google Feedback também traz algumas outras perguntas relacionadas ao tema que podem ser exploradas em subtítulos de um conteúdo jurídico sobre recuperação judicial, veja no print abaixo:

Em seguida a primeira página do Google traz mais dois conteúdos com foco em recuperação judicial de empresas e as últimas posições da página trazem mais algumas notícias sobre empresas que pediram recuperação judicial.

Essa pesquisa de concorrência, conhecida no marketing digital para advogados como Skyscrapper, pode ajudar a produzir um conteúdo jurídico apto a competir e até “roubar” umas dessas posições. Mas antes vamos mostrar alguns detalhes sobre a escolha da palavra-chave para melhorar os resultados da captação de clientes digitais.

Como o empresário procura por recuperação judicial?

Entre as mais de 297 palavras-chave (formas de pesquisa diferentes) identificadas pelo público-alvo, destacamos algumas das 10 mais comuns e com melhor potencial de resultado a partir da palavra-chave: Recuperação Judicial.

1) Lei de recuperação judicial;

2) Plano de recuperação judicial;

3) Lei de recuperação e falência;

4) Pedido de recuperação judicial;

5) Assembleia geral de credores;

6) Nova lei de recuperação judicial;

7) Processo de recuperação judicial;

8) Recuperação judicial prazo;

9) Como cobrar uma empresa em recuperação judicial;

10) Quem pode pedir recuperação judicial;

Perceberá que muitas das palavras guardam relação com a mesma intenção do usuário, e justamente a partir das semelhanças de pesquisa, o algoritmo do Google nos fornece o termo mais comum e utilizado entre os mesmos.

Observe no print abaixo o resultado de pesquisas relacionadas ao utilizar a palavra-chave "recuperação judicial", são inúmeras combinações de palavras-chave utilizadas nas pesquisas.

Estimativa de tráfego total (palavras relacionadas acima) - 144.910

Estimativa de tráfego médio para um site posicionado na 1ª página de forma orgânica:

De 559 (última posição na 1ª página) a 8,6k.

Atenção - observe pelo print acima que o volume total se refere especificamente a combinação de palavras-chave: recuperação judicial. Pequenas variações na combinação das palavras-chave poderão interferir para mais ou para menos neste resultado. Outra variação ocorre pelo posicionamento do seu site na 1ª página, lembrando que os primeiros recebem o maior tráfego.

A metodologia aplicada acima para exibição da perspectiva de tráfego, consiste na utilização de ferramentas para análise de tráfego de sites concorrentes, verificando o volume de acesso da primeira e da última posição organicamente, ou seja, sites que não estão pagando para aparecer na 1ª página.

Estimativa conservadora de contatos mensais (site na 1ª página) - 11 a 172 (até 2%)

Diversos fatores podem influenciar na perspectiva de resultado, entre eles, destacamos o chamado "senso de urgência" que leva o usuário a tomar uma ação imediata ou não sobre o problema e, principalmente, a experiência do usuário ao ler seu conteúdo - quanto mais se conectar com o problema do usuário, maiores serão suas chances de contato.

Estimativa de conversão em negócios para o escritório - o resultado poderá variar de acordo com a característica comercial do escritório, alternando também pela origem dos clientes e a possibilidade de fechar contratos jurídicos com clientes de outros estados. Exemplo: clientes da sua Cidade (mais facilidade de conversão), outros estados (menor conversão).

Google Ads para Recuperação Judicial

A lógica financeira do Google Ads se assemelha ao funcionamento de um leilão e, de forma bastante resumida, quem oferecer o maior lance pela palavra-chave, leva! Mas, na prática, outros fatores também podem influenciar no valor cobrado pela ferramenta, incluindo a sua localização, qualidade do anúncio e a experiência do usuário em seu site.

Na prática, advogados em grandes Capitais como São Paulo e Rio de Janeiro, sofrerão com o leilão já inflacionado em suas regiões (oferta x demanda), podendo atingir até (R$ 38,00) 1 (um) único clique pela palavra-chave Advogado Empresarial.

 

Neste caso, calculando hipoteticamente o custo do tráfego dos sites posicionados na 1ª e na última posição orgânica (10ª posição da página), considerando o custo de (R$ 1,00) por clique, um escritório NÃO posicionado organicamente teria que desembolsar a seguinte quantia:

1ª posição no Google - R$ 8.600,00/mensais;

10ª posição no Google - R$ 559,00/mensais;

O posicionamento orgânico é um dos motivos de crescimento acelerado para diversos escritórios de Advocacia que enxergaram o potencial do Google ao iniciar suas ações de Marketing Jurídico.

Se você não puder esperar para obter um resultado orgânico, conte com os especialistas da 3MIND para aprender através dos nossos cursos ou para que a nossa equipe gerencie suas campanhas.

Como produzir um conteúdo jurídico apto a brigar por uma posição na primeira página do Google

A melhor estratégia para ranquear um conteúdo jurídico na primeira página do Google é com base na análise de concorrência, que mostramos no primeiro parágrafo deste artigo.

Depois que entendemos como os usuários estão buscando a palavra-chave escolhida pelo advogado, analisa-se a concorrência não só para ter uma ideia do conteúdo ranqueado, mas também para entender o peso que o Google está dando para os diferentes tipos de conteúdos presentes em sua primeira página.

Na pesquisa de concorrência feita para a palavra-chave “recuperação judicial’ ficou claro que notícias atuais, relacionadas a grandes empresas que pediram recuperação judicial tem sido o foco do buscador para a primeira página. Ou seja, podemos usar isso a nosso favor na produção do conteúdo jurídico.

Para isso usa-se um recurso de redação conhecido como storytelling, ou seja, vamos começar o conteúdo sobre recuperação judicial contando a história de grandes empresas que entraram em recuperação judicial durante a pandemia, como essas informações estão sendo amplamente divulgadas pela mídia é importante que o conteúdo jurídico do advogado traga insights diferentes daqueles apresentados pela imprensa. Deixando o conteúdo acessível para o usuário, mas também demonstrando a expertise do advogado sobre o tema.

Depois de apresentar “o que é recuperação judicial” por meio de exemplos práticos e atuais o advogado pode usar o Google Feedback (também mostrado no primeiro parágrafo deste artigo) para criar alguns tópicos sobre o tema, entre eles:

1. O que acontece quando uma empresa entra em recuperação judicial?

2. Qual o prazo máximo para o processo de recuperação judicial?

3. Qual é o objetivo da recuperação judicial?

4. Quem pode pedir recuperação judicial e quem não pode?

5. Quais as atitudes que devemos tomar para receber de uma empresa que está em recuperação judicial?

Por fim, ao final do conteúdo é sempre interessante convidar o leitor a entrar em contato com o escritório ou com o advogado, via e-mail, telefone ou plugin de WhatsApp, isso vai ajudar a mensurar os resultados de conversão do conteúdo jurídico.

Como alcançar a primeira página do Google para outras áreas do Direito?

Para saber como os usuários da internet procuram por soluções jurídicas em diferentes áreas do Direito participe da Semana de Negócios Jurídicos via Google da 3MIND.

Ao longo destes 7 dias, compartilharemos 140 palavras-chave distribuídas em 7 áreas de atuação do Direito, perspectiva de negócios em cada área de atuação e dicas para iniciar imediatamente um planejamento de marketing jurídico para alcançar a primeira página do Google.

Os resultados que são possíveis obter no mercado jurídico por meio do Google são impressionantes, há pouco tempo não fazíamos ideia de que existiam mais de 100 milhões de pesquisas por soluções jurídicas (mensais) no buscador.

Aproveite esse oceano azul de possibilidades jurídicas para captar mais clientes para o seu escritório de advocacia.

Todas as metodologias de marketing jurídico da 3MIND são fruto da experiência em campanhas digitais e produção de conteúdo para mais de 150 advogados em todo o Brasil.

Por isso a 3MIND também oferece cursos gratuitos de Marketing Jurídico, compartilhando sua expertise com todos os advogados do Brasil e do mundo para que todos possam começar uma campanha de marketing jurídico digital de sucesso. Inscreva-se já!

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