Trench Rossi Watanabe lança o programa MOVE, nova identidade do Comitê de Diversidade e Inclusão. O propósito é agregar e promover as iniciativas trabalhadas internamente e externamente, aumentando ainda mais o engajamento e os resultados das práticas que fazem o escritório ser destaque no mercado, além de promover a interseccionalidade dentro dos temas trabalhados, uma vez que muitas das causas são complementares.
Com o MOVE, os cinco grupos de afinidade apoiados pelo escritório (Etnias, Gênero, Religião, PCD, LGBTQI+) ganham, além da nova identidade e conceito visual, uma newsletter quinzenal que vai atualizar e divulgar as atividades do Comitê. A proposta é também disponibilizar espaço para os membros se manifestarem com textos, artigos e sugestões de ações afirmativas em torno de D&I.
A firma é reconhecida por seu comprometimento com causas sociais e o desenvolvimento de um ambiente equânime, tendo sido, inclusive, premiada nos últimos dois anos pelo Guia Exame de Diversidade – em 2019 na categoria PME e em 2020, Melhor Empresa em Serviços Jurídicos. Conquistou, também, o Selo de Direitos Humanos e Diversidade da Prefeitura de São Paulo em 2019, endossando o compromisso com a responsabilidade social corporativa. Na ocasião, a banca foi reconhecida pelos projetos "Grupo de Afinidade no Comitê de Diversidade e Inclusão" (categoria LGBTI), "Cultura de Equidade de Gênero (Categoria Mulher) e "Aliança Jurídica pela Equidade Racial" (categoria Igualdade Racial) - este último em conjunto com outros grandes escritórios que fazem parte da iniciativa. O nome do escritório também é marcado por ações com o público PcD, tendo sido um dos primeiros a disponibilizar um site com suporte em libras e a manter um grupo focado na promoção da tolerância religiosa, provando o seu pioneirismo no tema diversidade.
Nesse ano, o Trench Rossi Watanabe também inovou ao lançar a campanha "Combate em Todas as Frentes". Além de fornecer importantes informações sobre mudanças legislativas aos clientes por meio de um hub exclusivo, também estimulou toda equipe a se envolver em causas sociais e de apoio às vítimas da Covid-19. Nesse quesito, atuou tanto com seu Comitê Pro Bono, quanto com o voluntariado, gerando arrecadações para comunidades menos favorecidas.
"Estar em movimento foi fundamental para sermos pioneiros em liderança feminina, com mais mulheres no quadro societário e sempre prezando pelo equilíbrio e isonomia de gênero. Também não ficamos parados no Incluir Direito, projeto realizado em parceria com o CESA (Centro de Estudos das Sociedades de Advogados) e outras firmas e que fornece bolsas e programas de desenvolvimento profissional para jovens negros de forma a auxiliar sua inclusão nos escritórios de advocacia reparando erros históricos. E ainda fomos a primeira banca de direito a assinar o pacto de empresas LGBT+. E queremos mover muito mais nos próximos anos”, define Anna.
Além de todas estas ações, vale dizer que o Escritório foi o primeiro a aderir, por meio de uma Parceria com o CESA e a Educafro, à Campanha Incluir Digital, que tem o objetivo de angariar fundos para compra de tablets e arrecadação de equipamentos eletrônicos usados, que serão disponibilizados aos estudantes da entidade, que são preponderantemente jovens afrodescendentes e em situação de vulnerabilidade social, para que eles possam dar continuidade a seus estudos por meio de aulas remotas.
Mais informações sobre as ações realizadas pela firma, clique aqui.