As informações que amparam o conteúdo do livro "O condomínio e suas manutenções: obrigações e cuidados gerais com a edificação" (Editora Motres – 149), de Carmen Mendes Pagan, tem como foco, em uma linguagem simples, clara e objetiva a conscientização e a compreensão do que cabe aos deveres do síndico, zelador e outros funcionários na condução da administração do condomínio.
Fiel aos ditames da lei, a autora convida os condôminos a tornarem-se os agentes dos destinos do condomínio por meio do acompanhamento, participação e fiscalização dos atos de seu representante, o síndico. Sua autonomia restringe-se às especificações desses instrumentos, que, muitas vezes, ele desconhece ou não dá a atenção necessária, promovendo, por atos não adequados à gerência de bens de terceiros, prejuízos à edificação e aos que representa.
Os acidentes em condomínios ocorrem em consequência da ausência de previsibilidade, má administração do espaço físico e pelo desconhecimento dos assuntos pertinentes ao condomínio, tanto pelo síndico, como pelos maiores interessados, os condôminos. O primeiro, muitas vezes, omite-se e deixa de cumprir seus deveres, ou simplesmente não os conhece suficientemente para atuar de forma adequada em prol da representação dos condôminos, para o que se elegeu.
Os condôminos, por sua vez, não compreendem sua posição e responsabilidades perante a edificação e em relação ao próprio papel do síndico, acreditando que esse é o único responsável pelos cuidados com a propriedade coletiva.
(...)
É tarefa dos condôminos exigir que se cumpram todos os parâmetros legais, a fim de poupar-lhes o enfrentamento de problemas e dispêndios desnecessários por excesso de representação ou por omissões praticadas pelo síndico que os representa.
Sobre a autora:
Carmen Mendes Pagan atua há vinte anos na área condominial, trabalhou e trabalha no sistema de administração em forma de autogestão em condomínios de pequeno e grande porte.
_________
Ganhador:
Cristian Fernando Rodrigues Silveira, de Itu/SP