Migalhas Quentes

Desembargador do PR dá bronca por advogado participar de julgamento sem gravata

“Ou se mostra adequadamente trajado, ou não sustenta", afirmou Clayton Camargo.

6/8/2020

O desembargador Clayton Camargo, do TJ/PR, interrompeu a sustentação oral de um advogado na sessão da 1ª câmara Criminal nesta quinta-feira, 6. O motivo? O causídico sustentava apenas de camisa, sem terno, gravata ou toga. "Não concordo com esta postura", afirmou. 

S. Exa. citou ainda o caso do advogado da Bahia que apareceu em sessão por videoconferência na rede. “Ou se mostra adequadamente trajado, ou não sustenta.”

Diante do alerta, o presidente do colegiado pediu ao advogado que colocasse uma beca. O causídico, por sua vez, pediu que o processo fosse retirado de pauta ou adiado, para fazer a alteração, e o caso entrou como último item da pauta do dia.

Situações inusitadas e gafes

Desde que o Judiciário começou a realizar sessões por meio virtual com mais frequência, em razão da pandemia, cenas inusitadas começaram a aparecer durante os julgamentos. 

Uma situação lamentável aconteceu durante sessão virtual de julgamento da 3ª câmara do TRT da 12ª região. O desembargador José Manzi parece não ter percebido que o microfone estava ligado e disparou: “isso, faz essa carinha de filha da puta”.

Ministra Ana Arraes, do TCU, foi constrangida ao vivo em sessão virtual, quando se confundiu sobre um voto. Ela conduzia sessão da 2ª câmara do Tribunal e entendeu que o sub-procurador-Geral Lucas Furtado tinha pedido vista, quando, na verdade, ele teria concordado com o voto do relator.

A situação parece ter irritado o chefe de gabinete do membro do MP junto ao órgão, que disparou: “Não, ele não pediu vista, porra!”.

 

Durante a sessão da 4ª câmara Cível, o procurador de Justiça José Raimundo roubou a cena pegando no sono ao vivo!

No TJ/MT, por exemplo, o procurador Paulo Padro esqueceu o microfone ligado e acabou soltando um pum.

Em abril deste ano, também por um descuido com os equipamentos eletrônicos, o desembargador Carmo Antônio, do TJ/AP, chamou a atenção: apareceu em uma sessão em vídeo usando nada mais do que coisa alguma: descamisado.

Nem os ministros do Supremo estão livres de gafes virtuais. O ministro Gilmar Mendes pediu desculpas por soltar interjeição ao fim de uma live. Após se despedir dos interlocutores, S. Exa. soltou uma “porra” enquanto se retirava, sem saber que a gravação continuava.

Já durante uma sessão do pleno do STF, a netinha de Marco Aurélio apareceu na sala onde o avô proferia seu voto. Ao fundo, é possível ouvi-la dizer: “Vovôôô!”.

Tradição

No STF, um advogado também chamou atenção por sua maneira de sustentar durante uma sessão videoconferência. Como se no Tribunal estivesse, o causídico defendeu em pé o seu cliente. O presidente da Corte, ministro Toffoli, elogiou o causídico e afirmou que ele “manteve a tradição”. 

 

 

 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Advogado da Bahia participa de sessão de julgamento deitado em rede

31/7/2020
Migalhas Quentes

Desembargador não percebe microfone ligado e faz comentário ofensivo: "carinha de filha da puta"

30/7/2020
Migalhas Quentes

Ministra do TCU é constrangida em sessão virtual: "não pediu vista, porra"

29/7/2020
Migalhas Quentes

Procurador dorme durante sessão de julgamento na PB; desembargadores dão risada

8/7/2020
Migalhas Quentes

Advogado participa de julgamento sem gravata e é advertido por desembargador

8/7/2020
Migalhas Quentes

“Queiram me perdoar”, pede procurador após soltar pum em sessão virtual

10/6/2020
Migalhas Quentes

Gilmar se desculpa por soltar “porra” em live: “dor nas costas + idoso confuso com tecnologia”

4/6/2020
Migalhas Quentes

'Vovô!': Neta de Marco Aurélio aparece em sessão por videoconferência do STF

4/6/2020

Notícias Mais Lidas

Nova lei dispensa advogado de adiantar custas em cobrança de honorários

14/3/2025

Após petição com "bolo e parabéns", processo parado há 5 anos avança

14/3/2025

CNJ suspende mudança no sistema de intimações processuais

16/3/2025

Juiz permite transferência de carro a viúva mesmo sem inventário

14/3/2025

STF dispensa requerimento prévio para isenção de IR por doença grave

15/3/2025

Artigos Mais Lidos

Possibilidade de penhora do bem de família vultuoso: Uma análise jurisprudencial

14/3/2025

Contribuinte do IPTU segundo STJ

14/3/2025

Indenização do acionista minoritário por prejuízos diretos: Há algo de novo no front?

14/3/2025

STF decide que não incide ISS sobre industrialização por encomenda

14/3/2025

A imagem do advogado nas mídias sociais

14/3/2025