A OAB/SP, por meio de sua Comissão de Direitos e Prerrogativas e de seu Tribunal de Ética e Disciplina, e a SAP - Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de SP redigiram nota conjunta de esclarecimento para informar a bem-sucedida implementação e concretização dos atendimentos, por videoconferência, da Advocacia a clientes presos.
A marca de oito mil atendimentos em um mês de implementação da plataforma MS Teams, da Microsoft, confere o sucesso da cooperação entre a Advocacia e os servidores da SAP com o intuito de aperfeiçoar o novo sistema de comunicação, primordial para superação das dificuldades impostas ao atendimento presencial em razão da necessidade de adoção de medidas de contenção da propagação do coronavírus.
A nota conjunta também traz pontos importantes sobre a conduta da Advocacia e dos servidores das unidades prisionais para assegurar um atendimento correto do ponto de vista ético-disciplinar, ao mesmo tempo que visa a preservar o sigilo da comunicação advogado-cliente.
Além disso, conclama a Advocacia e os servidores da SAP a preservarem o espírito de cooperação mútua, com a finalidade de aperfeiçoar o sistema de atendimento telepresencial, sempre com o objetivo último de, através do esforço conjunto, assegurar a manutenção dos direitos inerentes aos cidadãos privados de liberdade.
Acesse a nota conjunta na íntegra aqui.
Informações: OAB/SP.
_________
_________
Para que o leitor encontre as notícias jurídicas específicas sobre coronavírus, reunimos todo o material em um site especial, constantemente atualizado. Acesse: www.migalhas.com.br/coronavirus