A 3ª turma do STJ foi a pioneira mais uma vez no Tribunal, com sessão por videoconferência hoje. Participaram da sessão, liderada pelo presidente do colegiado, ministro Moura Ribeiro, os ministros Nancy Andrighi, Marco Aurélio Bellizze, Paulo de Tarso Sanseverino e Ricardo Cueva.
Na pauta, a turma julgou recursos especiais que trataram de temas tão diversos como dano ambiental, expurgos inflacionários, pensão alimentícia e indenização por matéria jornalística. No início da sessão, ministros agradeceram o empenho dos servidores do Tribunal, especialmente dos gabinetes e da área de TI, para a realização da sessão. Ministo Moura ressaltou ter sido esta uma "sessão histórica".
Ministra Nancy falou: "Este é um momento de compaixão. A 3ª turma ao decidir ser a primeira a fazer este teste, agora bem sucedido, conseguimos cumprir nosso dever; o momento é de compaixão e, juntos, estamos fazendo nossa parte." Por sua vez, ministro Sanseverino ressaltou que a sessão transcorreu normalmente, com presença de advogados, votos divergentes e debates: "Ideal é a sessão presencial, mas essa também permite que supramos essa lacuna dentro da jurisdição."