Migalhas Quentes

Corregedor do TRT/9ª Região debate com os advogados conveniência das audiências unas

X

30/10/2006


Audiência pública

 

Corregedor do TRT/9ª Região debate com os advogados conveniência das audiências unas

 

Mais de 200 advogados de todo o Estado participaram da audiência pública, realizada na sexta-feira (27/10), na sede da OAB/PR, com o juiz corregedor do TRT/9ª Região, Luiz Eduardo Gunther, para tratar da conveniência das audiências unas. A audiência pública foi solicitada pela OAB/PR, com o objetivo de mostrar o descontentamento dos advogados e os transtornos que têm sido causados por essa modalidade de audiência no âmbito da Justiça do Trabalho.

 

A palavra foi aberta aos advogados presentes e todos se posicionaram contrários ao procedimento. O conselheiro estadual José Lúcio Glomb manifestou-se em nome da OAB/PR e criticou incisivamente a audiência una, por ferir as garantias constitucionais da ampla defesa e do contraditório. Segundo ele, a Ordem posiciona-se pela igualdade entre as partes, não atendida nas audiências unas. Glomb solicitou a intervenção da Corregedoria para que não mais fossem designadas tais audiências, veementemente repudiadas pelos advogados. O advogado Cláudio Antonio Ribeiro falou em nome da Associação dos Advogados Trabalhistas e também defendeu os posicionamentos adotados pela Ordem.

 

O juiz corregedor disse que a reivindicação reflete o anseio dos advogados e que ela terá toda a atenção da Corregedoria. Informou que irá estudar as providências que podem ser adotadas para evitar as audiências unas, o que inclui o diálogo entre os juízes para mostrar os aspectos contrários apontados pelos advogados. Ele colocou-se à disposição para continuar tratando do assunto.

 

A sessão foi aberta pelo presidente da OAB/PR, Manoel Antonio de Oliveira Franco, que transferiu a presidência dos trabalhos para o presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas do Paraná, Oderci José Bega. No encerramento, por proposição do advogado Aramis de Souza Silveira, foi votada e aprovada por unanimidade uma carta, denominada Carta de Curitiba, em nome do respeito à Constituição, aos advogados e às partes.

____________

 

 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Empregado que foi para parque aquático durante atestado tem justa causa mantida

22/7/2024

Delegado que dirigiu bêbado é condenado por agressão e perde cargo

21/7/2024

TST afasta execução de bens de sócios para pagar dívida trabalhista

22/7/2024

STJ anula execução de instrumento de confissão de dívida firmado em contrato de factoring

22/7/2024

OAB contesta revisão de honorários em ações previdenciárias pelo MP

20/7/2024

Artigos Mais Lidos

Transtorno de ansiedade pode aposentar no INSS?

22/7/2024

CIPA - Dispensa imotivada recusa de retorno ao trabalho: Indenização

22/7/2024

Direito das sucessões e planejamento sucessório

20/7/2024

Realidade ou fantasia? Planejamento sucessório e a atuação do Fisco paulista na "operação Loki"

21/7/2024

A herança digital na reforma do Código Civil

22/7/2024