Como um advogado lê os clássicos? Descansando do mundo das leis é que não é, ao menos se julgarmos pelas páginas de O que os grandes livros ensinam sobre justiça. Aqui, literatura e Direito caminham de mãos dadas — e quem ganha somos nós, ávidos leitores.
Angústias e triunfos. Valores e fraquezas. Amores e paixões. Cultura e selvageria. Na literatura, encontramos tudo o que diz respeito à humanidade – e temas como a justiça e a injustiça, é claro, não poderiam faltar aos grandes livros. Nesta obra, nomes célebres do universo jurídico brasileiro voltam-se para clássicos universais de peso, a fim de revelar como também deles é possível extrair reflexões importantíssimas para quem se preocupa com o futuro e o equilíbrio da sociedade. Com certeza, este livro vai agradar não só pessoas do mundo do Direito, mas todos aqueles que apreciam literatura.
Sobre o organizador:
José Roberto de Castro Neves é advogado militante. Doutor em Direito pela UERJ e mestre pela Universidade de Cambridge, Inglaterra. É professor de Direito Civil da PUC-Rio e da FGV-Rio. Publicou e organizou diversas obras, entre as quais A invenção do Direito, Direito das obrigações, Como os advogados salvaram o mundo, Os grandes julgamentos da História, Os advogados vão ao cinema e Medida por medida: o Direito em Shakespeare, os quatro últimos pela Nova Fronteira.
__________
Ganhadora:
Cirene Pinto Rodrigues Figueiredo, advogada do escritório Rodrigues & Figueiredo Advogados Associados, de Santos/SP.