Migalhas Quentes

Aprovada em concurso fora do número de vagas consegue nomeação

Necessidade de servidores na autarquia embasou decisão de desembargador do TRF-1

7/9/2019

Aprovada fora do número de vagas em concurso do INSS, candidata conseguiu na Justiça nomeação, posse e exercício no cargo público. Liminar é do juiz Federal Ilan Presser, convocado para atuar na 5ª turma do TRF da 1ª região, e deve ser mantida até o pronunciamento definitivo da turma julgadora. 

O concurso ofertava cinco vagas. A candidata alegou que, embora tenha sido aprovada fora do número disponível, na 9ª classificação, havia demonstração da necessidade do serviço e disponibilidade orçamentária. Em 1ª grau, por sua vez, o juízo considerou que a existência de déficit de servidores não justificava a nomeação. 

Em análise de agravo de instrumento, o entendimento foi diferente, tendo como base as decisões de outros casos semelhantes julgados no TRF-1.

De acordo com a decisão, "há o direito à nomeação de candidatos aprovados fora do número de vagas previstas no edital do certame em caso de comprovado surgimento de novas vagas durante o prazo de validade do concurso, desde que haja manifestação inequívoca da administração pública acerca da existência dessas vagas e, sobretudo, da necessidade de chamamento de novos servidores, o que se verificou, a princípio, na espécie".

O magistrado também considerou orientação jurisprudencial do STF fixada em sede de repercussão geral (RE 837.311).

Necessidade de servidores

Na decisão, Presser destaca que, por meio de uma nota técnica divulgada em 2017, o INSS manifestou o déficit e a necessidade de novos servidores.

No documento, a autarquia declara urgência na recomposição continuada de seu quadro permanente e solicita que sejam nomeados 2.200 aprovados para seus quadros e a autorização de novo concurso ou autorização para homologação suplementar dos candidatos aprovados no certame.

O MPF também recomendou ao Ministério da Economia e ao INSS que promovessem a reposição da força de trabalho das autarquias em quantitativo não inferior às vagas/cargos em aberto.

O escritório Kolbe Advogados Associados atuou pela impetrante na causa.

Confira a íntegra da liminar.

___________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

OAB/SP fixa diretrizes para fiscalização de concursos de advocacia pública

31/8/2019
Migalhas Quentes

Advogado pode protocolar junto ao INSS mais de um benefício previdenciário por atendimento

23/8/2019
Migalhas Quentes

Judiciário, governo e INSS assinam acordo para desjudicializar Previdência Social

20/8/2019
Migalhas Quentes

Candidato reprovado em fase discursiva consegue continuar em concurso para delegado

29/7/2019
Migalhas Quentes

Preparação para concurso público envolve busca por informação, orienta especialista

4/5/2019
Migalhas Quentes

Advogado explica novos critérios do governo para concursos públicos

20/4/2019
Migalhas Quentes

Aprovada em concurso fora do número de vagas consegue direito à nomeação

13/3/2017
Migalhas Quentes

Candidato aprovado fora do número de vagas não tem direito à nomeação automaticamente

9/12/2015

Notícias Mais Lidas

Empregada que negou registro para manter Bolsa Família pagará má-fé

27/3/2025

STJ: Pensionista de militar não tem direito adquirido à saúde

27/3/2025

Daniel Alves é absolvido pela Justiça da Espanha em caso de estupro

28/3/2025

"Repulsa de política", diz mulher que pichou "perdeu, mané" de batom

27/3/2025

RaiaDrogasil indenizará mulher mordida por gerente e chamada de "Neymar"

27/3/2025

Artigos Mais Lidos

O mais recente posicionamento do STJ sobre pedidos de condenação em danos morais sem a devida comprovação

27/3/2025

Quando Djokovic encontra concorrência: Tênis e antitruste

27/3/2025

Reflexões sobre a responsabilidade civil do Estado no desastre natural em Porto Alegre

26/3/2025

Tobias Barreto e a folha dobrada

27/3/2025

A epopeia da advocacia para alcançar a gratuidade nas custas judiciais e a resistência do Judiciário

27/3/2025