O Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE, associação de assistência social de caráter filantrópico e sem fins lucrativos, está atravessando uma das maiores transformações da sua história de 55 anos. Desde 2017, está em curso um processo de modernização tecnológica visando à diminuição da fila de três milhões de candidatos que aguardam uma oportunidade de estágio e aprendizagem. O movimento foi batizado de “jovem centrismo”, sempre lembrando que todos os serviços são gratuitos ao público alvo.
O CIEE está reformulando seu banco de dados, sistemas e todos os canais de comunicação com seus públicos – empresas, instituições de ensino, órgãos públicos e especialmente os jovens. Os investimentos em tecnologia de ponta e desenvolvimento de sistemas já fazem a diferença dentro da instituição.
Em maio, por exemplo, novas centrais de operações entraram em atividade, trazendo um número de telefone único para atendimento de todos os estados brasileiros – exceto RJ, MG, SC, RS, PR, ES e PE, onde as administrações são autônomas. São três centrais em funcionamento: São Paulo/SP, Brasília/DF e Fortaleza/CE que, a partir de agora, passaram a contar com capacidade de transbordo, o que possibilita a distribuição de ligações entre as mais livres.
5 fatos que você precisa saber sobre o CIEE:
1 - É uma entidade de assistência social, de caráter filantrópico, sem fins lucrativos e não tem qualquer vinculação com os governos, Sistema S (Sesi, Sesc, Senai) ou entidades de classe.
2 - Promove o acesso e a integração ao mundo do trabalho a adolescentes e jovens por meio da oferta de programas de estágio e aprendizagem.
3 - É uma entidade qualificada para ministrar os encontros de capacitação socioprofissional a aprendizes.
4 - É mantida por contribuições de empresas e órgãos públicos parceiros nos programas ofertados. Nada é cobrado dos jovens e adolescentes beneficiados.
5 - É dirigido com um conselho composto por educadores, profissionais liberais e empresários, todos voluntários.
___________