A obra traz a lume questões cruciais da Teoria do Direito: de um lado, o convívio necessário e paradoxal do Direito como legitimação e, portanto, como negação da violência; de outro, a execução do Direito enquanto violência. A forma jurídica caminha sobre o fio dessa navalha, contribuindo ao surgimento do componente intrinsecamente político da aplicação jurídica.
Dono de uma formação erudita e abrangente, Christoph Menke é referência obrigatória para a teoria do direito. Sua abordagem combina aportes da filosofia (em especial a estética) com sociologia e teoria do direito, a fim de compreender fenômenos como a relação entre capitalismo, sociedade civil, direito, força e violência, a estrutura dos direitos fundamentais e dos direitos subjetivos em uma abordagem clara e inovadora.
Neste livro, aborda temas como a diferença entre direito e vingança, direitos subjetivos, direitos humanos, liberdade e dominação. Sempre em tom crítico e analítico, os textos de Menke propiciam uma renovada reflexão sobre o direito moderno.
Sobre o autor:
Christoph Menke é um dos principais expoentes da filosofia social alemã. Professor de Filosofia Política e Teoria do Direito na Universidade Johann Wolfgang Goethe de Frankfurt, integra atualmente o grupo de pesquisa Normative Orders, um desdobramento da antiga Escola de Frankfurt focado especificamente na explicação do surgimento de ordens jurídico-normativas.
________
Ganhador:
Luiz Gustavo Peteruci, de Descalvado/SP
__________