Migalhas Quentes

Em canal, Saraiva Jur discute tópicos de interesse para alunos que estão estudando qual carreira seguir

Direito Penal é uma das áreas que mais chamam a atenção.

13/8/2019

Qual o papel de um advogado criminalista? O que ele deve e não deve fazer no exercício de sua função? O que é necessário para seguir nesta carreira jurídica? Quanto ganha, em média?

Estas são somente algumas das perguntas que passam pela cabeça de estudantes de Direito que estão na iminência de escolher qual carreira vão seguir.

Sem dúvidas, o Direito Penal é uma das áreas que mais chamam a atenção – não só porque a disciplina é uma das preferidas dos alunos, mas também porque é uma das que mais têm exposições na mídia. Não à toa, muitos jovens chegam à faculdade de direito já sabendo mais ou menos o que faz um advogado criminalista e são capazes até mesmo de citar alguns personagens de televisão que ficaram famosos por defender seus clientes em tribunais e livrá-los de graves acusações.

Porém, muitas vezes o problema está justamente nisto: é comum que as pessoas recorram a advogados da ficção para explicar, com suas próprias palavras, o que faz um criminalista. Não é bem assim. Aqui, a célebre frase "a arte imita a vida" certamente não se aplica.

E por quê? Primeiramente, porque o Direito Penal norte-americano, que produz a maioria das séries sobre tribunais que conhecemos, é significativamente diferente do direito penal aplicado no Brasil. E por diversas razões.

Assim, a função de um criminalista nos Estados Unidos difere bastante do exercício da profissão aqui no Brasil. Apesar de existirem algumas semelhanças, é importante reservar um tempo para entender exatamente o papel do criminalista brasileiro.

De forma didática e detalhada, a Saraiva Jur publica semanalmente vídeos novos em seu canal no YouTube. O vídeo desta semana fala justamente sobre o assunto.

Nele, discute-se tópicos de interesse para estudantes que estão estudando qual carreira seguir no meio jurídico. Veja alguns exemplos:

Para assistir ao vídeo completo, clique aqui.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Sancionada lei que altera Código Civil e padroniza atualização monetária e juros

1/7/2024

Filha pode excluir sobrenome de pai biológico após abandono afetivo

29/6/2024

Magistrado que negou prioridade a gestante já foi censurado pelo CNJ

1/7/2024

Juíza aumenta pensão de pai no exterior: “paternar à distância é fácil”

1/7/2024

CNJ investigará desembargador que negou prioridade a advogada gestante

30/6/2024

Artigos Mais Lidos

A inclusão de sobrenome do padrasto ou madrasta no assento civil

29/6/2024

TDAH pode se aposentar pelo INSS?

30/6/2024

A validade do acordo judicial que estabelece o pagamento de honorários advocatícios de sucumbência quando há suspensão de exigibilidade em razão da concessão do benefício da justiça gratuita

30/6/2024

Imposto sobre ITBI e transferência patrimonial para holdings

1/7/2024

Porte de drogas para consumo pessoal e o STF. Um problema antigo e com solução antiga

1/7/2024