Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Criptomoedas no Cenário Internacional"

A obra mostra como as criptomoedas são compreendidas no cenário internacional baseando-se em pesquisas realizadas nos países adeptos desde o início de 2016, através de veículos de comunicação locais.

10/7/2019

O livro "Criptomoedas No Cenário Internacional" (Publicação Idependente - 218p.), escrito por Tatiana Revoredo e Rodrigo Borges, mostra como as criptomoedas são percebidas no cenário internacional e traz uma breve introdução para inserir o leitor no contexto sobre o que é criptomoeda e a tecnologia blockchain.

Além disso, a obra auxilia na compreensão do tema, esclarecendo as diferenças entre moeda digital e moeda eletrônica sob o aspecto legal e econômico.

"É um assunto que está impactando a política monetária global, e, como as criptomoedas não têm fronteiras, podem gerar impactos socioeconômicos", explica Tatiana Revoredo. Para Rodrigo Borges, a obra tem o objetivo de ampliar o conhecimento do público em geral sobre o tema. "Queremos auxiliar a população e reguladores a conhecerem o movimento dos demais países e governos para que possamos aprender com exemplos de fora e definir o melhor caminho a ser adotado aqui no Brasil", salienta Borges.

Segundo Tatiana, o livro é fruto de pesquisas in loco nos países que vem sendo feita desde o início de 2016, com base em veículos de comunicação locais. "Por conta das discussões sobre o tema, achamos o momento oportuno para o lançamento. O intuito é divulgar um assunto que fará parte da vida das pessoas em breve, vai ganhar escala mundial, e inevitavelmente, será mainstream", diz.

Borges afirma que tem sido muito procurado por clientes para estruturar projetos com a emissão de tokens/criptomoedas, o que o levou a estudar as diferentes jurisdições para apresentar a melhor para cada cliente. "Assim, o objetivo era ter um guia sobre o posicionamento das diferentes jurisdições", comenta.

O primeiro capítulo fornece uma visão geral do universo criptográfico. Já o segundo, mostra os principais desafios ao mainstream. O terceiro e quarto capítulos abordam a posição dos bancos centrais, governos e autoridades em relação às criptomoedas. O quinto capítulo, por sua vez, procura responder à seguinte pergunta: é possível regular as criptomoedas?. O capítulo 6 traz as conclusões finais.

Sobre os autores:

Tatiana Revoredo é founding member do Oxford Blockchain Foundation, Blockchain Estrategy pela University of Oxford, membro do Crypto Valley Association, Government Blockchain Association e International Blockchain Real Estate Association. Colunista e autora de vários artigos sobre blockchain e criptomoedas.

Rodrigo Borges é presidente da Comissão de Empreendedorismo e Startups da OAB Pinheiros. Sócio fundador no Carvelho Borges Advogados Associados. Ele também é founding member do Oxford Blockchain Foundation e Blockchain Estrategy pela University of Oxford.

__________

Ganhador:

Raphael Braga Machado, de Teresópolis/RJ

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aprovado em concurso do TRT-2 descobre que homônimo “roubou” sua vaga

4/11/2024

Inseminação caseira: Veja impacto jurídico da prática não regulada no país

4/11/2024

Justiça faz "milagre" frente à alta demanda do Brasil, diz desembargadora

4/11/2024

Gilmar Mendes suspende julgamento sobre igualdade de aposentadoria de policiais

4/11/2024

STJ: Fraude contra credores permite penhora de imóvel familiar

5/11/2024

Artigos Mais Lidos

Tema 1348 do STF: Imunidade do ITBI nas holdings e seus impactos

4/11/2024

É constitucional a proposta de “só preto pode falar”?

5/11/2024

Direito ao distrato em casos de atraso na obra: O que diz a lei

4/11/2024

Seria o vínculo trabalhista a única forma de proteção social?

4/11/2024

Vini, non vidi, perdere

5/11/2024