Migalhas Quentes

Justiça Eleitoral pode oferecer transporte a eleitores da zona rural no dia da eleição

14/9/2006


Gratuito

 

Justiça Eleitoral pode oferecer transporte a eleitores da zona rural no dia da eleição

 

A Justiça Eleitoral pode fornecer transporte gratuito no dia da eleição a eleitores residentes nas zonas rurais. Para tanto, a Lei 6.091/74 dispõe que os veículos e embarcações, devidamente abastecidos e tripulados, pertencentes à União, Estados e Municípios, excluídos os de uso militar, ficarão à disposição da JE, que os requisitará até o 30º dia que antecede a eleição.

 

O transporte de eleitores será feito exclusivamente dentro dos limites territoriais do município e quando a distância entre a zona rural e a seção eleitoral for de pelo menos <_st13a_metricconverter productid="2 quilômetros" w:st="on">2 quilômetros.

 

A legislação prevê ainda que, se os veículos mencionados não forem suficientes para atender a demanda, a JE poderá alugar veículos e embarcações de particulares. Neste caso, os serviços serão pagos com recursos do Fundo Partidário, até 30 dias depois do pleito, a preços que correspondam aos critérios da localidade.

 

Este prazo, e todos os demais são estipulados pela Lei 6.091/74 e também estão previstos na Resolução 22.249/06 do TSE (Calendário Eleitoral) para o pleito de outubro.

 

Comissão de Transporte

 

Para colaborar na execução do transporte, a JE instalará, na sede do município, Comissão Especial de Transporte e Alimentação, que deve ser constituída, até 40 dias antes do pleito, por pessoas indicadas pelos diretórios dos partidos políticos nacionais, desde que não disputem cargo eletivo.

 

Em situações de absoluta carência dos eleitores das zonas rurais, a lei prevê que será permitido à JE fornecer-lhes refeições custeadas pelo Fundo Partidário. E a Comissão Especial de Transporte e Alimentação também atuaria na execução dessa tarefa.

 

Crime eleitoral

 

A lei ressalta que, o transporte gratuito e o fornecimento de alimentação restringem-se aos eleitores da zona rural e serão viabilizados pela JE. É expressamente proibido aos candidatos, partidos ou a qualquer pessoa a viabilização desses benefícios aos eleitores da zona urbana. De acordo com o artigo 11 da Lei 6.091/74, quem realizar transporte irregular fica sujeito à pena de reclusão de quatro a seis anos e a pagamento de <_st13a_metricconverter productid="200 a" w:st="on">200 a 300 dias-multa.

 

Os responsáveis por órgãos e unidades do serviço público federal, estadual e municipal informarão à JE, até 50 dias antes do pleito, a quantidade de veículos e embarcações que poderão ser utilizados.

 

Se não cederem os veículos, ou, ainda, prestarem informações inexatas, que dificultem a sua viabilidade, os responsáveis incorrem na prática de crime eleitoral, previsto no artigo 11 da Lei 6.091/74. A pena prevista varia, conforme o grau da infração, de detenção de 15 dias a seis meses, a reclusão de quatro a seis anos e pagamento de multa.

Importante salientar que a indisponibilidade ou as deficiências do transporte gratuito não eximem o eleitor do dever de votar.

____________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Moraes torna pública decisão contra militares que tramaram sua morte

19/11/2024

PF prende envolvidos em plano para matar Lula, Alckmin e Moraes

19/11/2024

CNJ aprova teleperícia e laudo eletrônico para agilizar casos do INSS

20/11/2024

Em Júri, promotora acusa advogados de seguirem "código da bandidagem"

19/11/2024

Operação Faroeste: CNJ aposenta compulsóriamente desembargadora da BA

21/11/2024

Artigos Mais Lidos

ITBI na integralização de bens imóveis e sua importância para o planejamento patrimonial

19/11/2024

Cláusulas restritivas nas doações de imóveis

19/11/2024

Estabilidade dos servidores públicos: O que é e vai ou não acabar?

19/11/2024

Quais cuidados devo observar ao comprar um negócio?

19/11/2024

O SCR - Sistema de Informações de Crédito e a negativação: Diferenciações fundamentais e repercussões no âmbito judicial

20/11/2024