Migalhas Quentes

Ação penal contra advogados é trancada por inépcia de denúncia

Decisão é da 11ª turma do TRF da 3ª região.

28/3/2019

A 11ª turma do TRF da 3ª região concedeu ordem em HC e determinou o trancamento de ação penal originária contra dois advogados acusados de estelionato e de patrocínio infiel.

Os pacientes foram denunciados, em procedimento investigatório criminal, de terem traído, na qualidade de advogados, o dever profissional, prejudicando o interesse de diversos clientes em reclamações trabalhistas.

A denúncia foi recebida pela 4ª vara Federal de Sorocaba/SP. A OAB/SP, então, impetrou HC, alegando a inépcia da denúncia nos autos da ação penal, a qual teria iniciado um processo criminal que carece de justa causa.

Ao analisar o caso, o relator, desembargador Federal José Marcos Lunardelli, considerou que a denúncia “apenas narra que os acusados deixaram de promover ato que sequer é privativo de advogado” e que a acusação, em nenhum momento indica "qual foi o interesse dos constituintes dos réus que, em juízo, foi prejudicado”.

“Assim, a conduta descrita na denúncia – advogados que deixam de promover o competente registro de carta de arrematação – não se subsome, sequer em tese, ao tipo do artigo 355 do Código Penal, de maneira que o prosseguimento da ação penal originária, relativamente a tal imputação, configura constrangimento ilegal, passível de saneamento por esta Corte.”

O magistrado pontuou que “não se pode extrair, na hipótese, sequer em tese, a ocorrência do crime de patrocínio infiel, a partir da narrativa fática contida na denúncia”. O mesmo, conforme o relator, se verifica quanto à imputação do crime de estelionato.

Dessa forma, ao seguir o entendimento do relator à unanimidade, a 11ª turma do TRF da 3ª região concedeu ordem em HC para determinar o trancamento de ação penal.

O HC foi impetrado pelo advogado Luiz Flávio Borges D’Urso, do escritório D'Urso e Borges Advogados Associados, em nome da OAB/SP. 

Confira a íntegra do acórdão.

___________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Trancada ação penal baseada unicamente em delação premiada

19/3/2019
Migalhas Quentes

Denúncia que não imputa dolo específico por fraude em licitação é inepta

7/11/2017
Migalhas Quentes

Falta de individualização de conduta gera inépcia de denúncia

10/2/2015

Notícias Mais Lidas

Sancionada lei que altera Código Civil e padroniza atualização monetária e juros

1/7/2024

Magistrado que negou prioridade a gestante já foi censurado pelo CNJ

1/7/2024

Advogado explica nova lei que padroniza índice de juros e correção

1/7/2024

Juíza aumenta pensão de pai no exterior: “paternar à distância é fácil”

1/7/2024

Após avaliar esforço do advogado, TJ/GO fixa honorários de R$ 50 mil em causa milionária

2/7/2024

Artigos Mais Lidos

Imposto sobre ITBI e transferência patrimonial para holdings

1/7/2024

TDAH pode se aposentar pelo INSS?

30/6/2024

Porte de drogas para consumo pessoal e o STF. Um problema antigo e com solução antiga

1/7/2024

A validade do acordo judicial que estabelece o pagamento de honorários advocatícios de sucumbência quando há suspensão de exigibilidade em razão da concessão do benefício da justiça gratuita

30/6/2024

Holding familiar: Desafios jurídicos e propostas de soluções

1/7/2024