Migalhas Quentes

Mediação pode ser alternativa para famílias atingidas em Brumadinho, explica especialista

Para diretora da Vamos Conciliar, mediação é a melhor opção para solução de conflitos que envolvem catástrofes ambientais.

4/2/2019

A tragédia de Brumadinho/MG provocada pelo rompimento da barragem da mineradora Vale tornou-se o maior acidente de trabalho do Brasil. Para a diretora da Vamos Conciliar, Perla Rocha, a mediação extrajudicial é a melhor alternativa para ressarcir os danos materiais das vítimas:

"A mediação é sem dúvidas a melhor opção para solução de conflitos que envolvem catástrofes ambientais, pois além de facilitar as negociações entre as pessoas que estão no conflito, habilita-as a compreender suas posições e a encontrar soluções que se compatibilizam aos seus interesses e necessidades, de forma mais rápida, segura e eficaz."

É importante lembrar que os herdeiros das vítimas que perderam a vida na tragédia, de acordo com a lei, têm direito às indenizações. Perla Rocha explica que os acordos preveem a reparação integral de todos os prejuízos sofridos, além dos danos morais. "Por meio da tratativa, a negociação com a empresa mineradora é concluída mais rapidamente que numa decisão judicial. E mais, se houver descumprimento de alguma das cláusulas, as empresas sofrem penalidades, como o pagamento de multas em favor das vítimas", diz a diretora.

Segundo a OIT, o Brasil está em quarto lugar no ranking mundial de acidentes de trabalho. Foram registrados cerca de 4,26 milhões de acidentes de trabalho em quase quatro anos (2012 a agosto de 2018), em vários setores de trabalho. Nesse período, 15. 840 trabalhadores morreram no exercício da profissão. No continente americano, o país ocupa a primeira posição no ranking de acidentes de trabalho.

A diretora da Vamos Conciliar, afirma que é necessário ações eficazes de fiscalização, como forma de prevenir tais catástrofes e até mesmo outros tipos de acidentes, além dos métodos consensuais de solução de conflitos. "Não podemos esperar que mais um desastre desta monta ocorra novamente", completa.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Carro com ministro do TST e família cai de ponte e capota em Goiás

22/12/2024

Amigo oculto: Cármen Lúcia tira Liniker e é presenteada por "casca de bala"

23/12/2024

Dino suspende R$ 4 bi de emendas parlamentares e manda PF investigar

23/12/2024

Motorista é condenado por embriaguez mesmo sem realizar bafômetro

22/12/2024

STJ anula Júri por falta de quesito obrigatório sem registro em ata

22/12/2024

Artigos Mais Lidos

Coisa julgada, obiter dictum e boa-fé: Um diálogo indispensável

23/12/2024

Macunaíma, ministro do Brasil

23/12/2024

Inteligência artificial e direitos autorais: O que diz o PL 2.338/23 aprovado pelo Senado?

23/12/2024

(Não) incidência de PIS/Cofins sobre reembolso de despesas

23/12/2024

A ameaça da indisponibilidade retroativa

23/12/2024