Migalhas Quentes

TJ/SP instala anexo do Juizado Especial Cível no Largo São Francisco

7/8/2006

 

Primeira unidade

 

TJ/SP instala anexo do Juizado Especial Cível no Largo São Francisco

 

O TJ/SP instala hoje (7/8), às 11h, o Anexo do Juizado Cível (JEC) da USP no Largo São Francisco.  Esta será a primeira unidade em instituição pública de ensino no Estado.

 

O Anexo terá mediadores vindos do Centro Acadêmico da USP e parceria com a Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), que custeará material de consumo e funcionários.

 

A jurisdição do Anexo é a mesma do Juizado ao qual está vinculado. A diferença é que os Juizados abrangem causas de até 40 salários mínimos e os anexos recebem aquelas com o valor de até 20 salários, sem necessidade de advogado. Se a causa estiver acima do valor de competência do anexo mas dentro da  abrangência do Juizado, as pessoas serão orientadas a procurarem o Juizado competente e  assistência gratuita ou advogado.

 

O TJ possui hoje 48 cartórios anexos em universidades e faculdades de Direito; 32 no interior e 16 na capital.  Atendem a população gratuitamente nas causas de direito do consumidor, planos de saúde, batida de veículos, cobranças em geral, despejo para uso próprio, e execução de títulos. Proporciona, ainda, a prática judiciária a estudantes de Direito. 

 

Além dos anexos, há mais 293 juizados especiais instalados no Estado; 276 no interior e 17 na capital. O Tribunal tem o Juizado Itinerante, que percorre bairros de São Paulo, com prévio planejamento de endereços, promovendo as comunidades o acesso à Justiça.

 

O Anexo XI de Agosto funcionará na avenida Brigadeiro Luiz Antonio, 22 – esquina com a rua Riachuelo – próximo ao metrô Sé. Inicialmente atenderá o público das 13h às 18h, de segunda à sexta-feira.

__________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Sancionada lei que altera Código Civil e padroniza atualização monetária e juros

1/7/2024

Magistrado que negou prioridade a gestante já foi censurado pelo CNJ

1/7/2024

Advogado explica nova lei que padroniza índice de juros e correção

1/7/2024

Juíza aumenta pensão de pai no exterior: “paternar à distância é fácil”

1/7/2024

Após avaliar esforço do advogado, TJ/GO fixa honorários de R$ 50 mil em causa milionária

2/7/2024

Artigos Mais Lidos

Imposto sobre ITBI e transferência patrimonial para holdings

1/7/2024

TDAH pode se aposentar pelo INSS?

30/6/2024

Porte de drogas para consumo pessoal e o STF. Um problema antigo e com solução antiga

1/7/2024

A validade do acordo judicial que estabelece o pagamento de honorários advocatícios de sucumbência quando há suspensão de exigibilidade em razão da concessão do benefício da justiça gratuita

30/6/2024

Condomínios e porte de drogas para uso pessoal: O que muda com a mais recente decisão do STF

2/7/2024