Migalhas Quentes

Pinheiro Neto recebe prêmio internacional por seus programas voltados à mulher advogada

Ações com foco no equilíbrio entre vida pessoal e profissional garantiram o reconhecimento durante a 7ª edição do Euromoney Women in Business Law Awards.

14/6/2018

Em cerimônia realizada na semana passada, 7/6, em Nova Iorque, a sétima edição anual do Euromoney Legal Media Group Women in Business Law Awards premiou o Pinheiro Neto Advogados como "Best National Firm for Work-Life Balance in Latin America". Representado no evento por Cristianne Zarzur, Bianca Pumar e Angela Kung, o escritório foi reconhecido por iniciativas implementadas por sua Comissão da Mulher Advogada.  

O prêmio, que visa identificar pessoas, equipes e firmas que estão imprimindo um novo padrão a suas práticas profissionais e liderando suas áreas de atuação, reflete o trabalho que o escritório vem desenvolvendo na busca de um ambiente cada vez mais igual para mulheres e homens trabalharem.


A Comissão da Mulher Advogada foi criada em 2009 com o objetivo de atuar para o desenvolvimento de ambiente que promova igualdade de oportunidades na carreira profissional da mulher. Composta por sócias e sócios, a comissão promove eventos para ampliar a consciência do mercado sobre a situação das mulheres na prática jurídica, bem como treinamentos e cursos para melhorar sua competitividade profissional. Para incentivar a integração e criar um canal de comunicação ainda mais efetivo entre as associadas e o escritório, um conselho composto por advogadas, de todas as senioridades, foi também instituído como foro adicional de discussões.

Vale ressaltar, que o escritório se preocupa em todos os aspectos, não só melhorando as condições de trabalho, como também valorizando atributos pessoais que influenciam no desempenho da mulher como advogada. 

Entre as atividades desenvolvidas, reuniões contínuas, formais e informais, são realizadas com as associadas para desenvolver habilidades específicas em busca de maior empoderamento. Durante o processo de mentoring as associadas ficam livres para escolher a melhor maneira de buscar tutoria, bem como a pessoa adequada a realizá-la. O processo de solicitação em si, já representa maturidade em busca de desenvolvimento. 

A Comissão promove também uma série de eventos, internos e públicos, para garantir que temas relevantes estejam sempre em pauta para ampliar o debate em torno das necessidades da mulher profissional a fim de possibilitar troca de experiências sobre carreira e vida pessoal.

E não bastam palavras e convicções. Durante a gestação, as futuras mamães contam com vagas preferenciais nos estacionamentos dos prédios e, no período de licença-maternidade e sua extensão,  as mulheres mantêm-se no Plano de Participação nos Lucros e Resultados (PPLR) recebendo o benefício com base na média de seu provento nos seis últimos meses anteriores à licença ou no recebimento do mês, prevalecendo o maior valor. 

Aliás, a licença-maternidade pode ser estendida a seis meses. O escritório faz parte de um grupo de apenas 10% das empresas privadas que aderiram ao programa, até 2016, segundo a Receita Federal. Os benefícios de ampliar a licença-maternidade são vários. Entre eles, facilitar a amamentação exclusiva durante os seis primeiros meses de vida do bebê, o que fortalece o sistema imunológico das crianças, além de fortalecer o vínculo entre mãe e filho.  

Mas os pais também podem dividir a responsabilidade nos primeiros dias de vida do bebê, com uma licença paternidade de 20 dias. Além de dividirem as responsabilidades com as mães, eles podem se envolver mais com as crianças, criando um ambiente favorável para o bebê e a harmonia do casal. 

A volta ao trabalho é organizada da forma mais natural possível, de modo a não prejudicar a interação da mãe com seu filho. Para isso, a part-time é uma solução moderna que equilibra vida profissional e pessoal, podendo ser aderido por homens e mulheres para se dedicarem às prioridades pessoais ou profissionais momentâneas. Além disso, a fim de promover uma real sensação de acolhimento, há um grupo de mulheres disposto a oferecer apoio na administração e reintegração das mães ao trabalho. Tal apoio é voluntário e a adesão ao programa por parte da mãe recém-integrada é optativa.  E o ‘auxílio creche’ é estendido para cada filho até cinco anos, 11 meses e 29 dias, mediante comprovação nominal dos gastos a instituição.

E durante o aleitamento, as advogadas contam com o Espaço Mãe, totalmente privativo e confortável, dentro do ambiente de trabalho, para que as mamães possam utilizar para amamentação ou armazenamento do leite.

Mas não só as mães desfrutam os benefícios. O escritório de SP conta com o espaço “Nail Care”, criado especialmente para que as mulheres, mesmo com pouco tempo disponível, cuidem de si sem precisar sair do ambiente de trabalho. Além da conveniência, o preço é bastante convidativo, pois é subsidiado pela banca.

________________



Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Carro com ministro do TST e família cai de ponte e capota em Goiás

22/12/2024

Amigo oculto: Cármen Lúcia tira Liniker e é presenteada por "casca de bala"

23/12/2024

Dino suspende R$ 4 bi de emendas parlamentares e manda PF investigar

23/12/2024

Motorista é condenado por embriaguez mesmo sem realizar bafômetro

22/12/2024

STJ anula Júri por falta de quesito obrigatório sem registro em ata

22/12/2024

Artigos Mais Lidos

Coisa julgada, obiter dictum e boa-fé: Um diálogo indispensável

23/12/2024

Macunaíma, ministro do Brasil

23/12/2024

Inteligência artificial e direitos autorais: O que diz o PL 2.338/23 aprovado pelo Senado?

23/12/2024

(Não) incidência de PIS/Cofins sobre reembolso de despesas

23/12/2024

A ameaça da indisponibilidade retroativa

23/12/2024