Migalhas Quentes

Atraso na reparação de veículo não gera dano moral se consumidor não invoca fato extraordinário

A 3ª turma do STJ afastou indenização.

25/4/2018

A 3ª turma, em julgamento nesta terça-feira, 25, afastou a indenização por dano moral para consumidor que comprou um carro que apresentou defeito.

O propósito recursal era definir, quando ultrapassado o prazo legal de 30 dias para solução do vício apresentado no produto, sobre a possibilidade de restituição ao recorrente da quantia paga pelo veículo ou a compensação dos danos morais eventualmente suportados.

A relatora, ministra Nancy, votou por afastar os danos morais porque se passaram 15 dias apenas.

Lembrou a relatora que, havendo vício de qualidade do produto e não sendo o defeito sanado no prazo de 30 dias, cabe ao consumidor optar por restituição do bem, do preço ou abatimento proporcional, isso nos termos do CDC.

Consignou também que a Corte entende que a depender da circunstância do caso concreto o atraso injustificado e anormal na reparação do veículo pode caracterizar dano moral decorrente da má prestação do serviço ao consumidor.

Mas no caso dos autos, contudo, em razão de não ter sido invocado nenhum fato extraordinário que tenha ofendido o âmago da personalidade do recorrido, a ministra concluiu que não há que se falar em abalo moral indenizável. Os colegas de turma acompanharam integralmente a relatora.

Confira a íntegra do acórdão.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Cliente será restituído por carro zero com defeito

20/8/2017
Migalhas Quentes

Concessionária não indenizará consumidora por problemas em carro com quatro anos de uso

4/6/2017
Migalhas Quentes

Cliente receberá indenização e dinheiro de volta por carro zero com defeito

14/3/2017
Migalhas Quentes

Consumidor será indenizado após veículo 0 KM apresentar defeitos com pouco tempo de uso

11/3/2017
Migalhas Quentes

Consumidora será indenizada após teto solar de veículo estilhaçar

6/3/2017
Migalhas de Peso

Veículo zero com defeito: consumidor pode pleitear outro igual se o defeito for grave

6/3/2017
ABC do CDC

A base da responsabilidade objetiva no Código de Defesa do Consumidor - Parte II

25/8/2016
ABC do CDC

O Direito do Consumidor: ainda um problema de memória

28/8/2014
ABC do CDC

Os problemas do pós-venda e os direitos dos consumidores

22/3/2012

Notícias Mais Lidas

"Vale-peru"? TJ/MT fixa R$ 10 mil de auxílio-alimentação em dezembro

19/12/2024

Bosch é condenada a pagar R$ 1,7 mi por fraude em perícias judiciais

19/12/2024

iFood é multada por designar representante hospitalizado em audiência

19/12/2024

PEC que limita supersalários de servidores é aprovada pelo Congresso

20/12/2024

STJ julga impenhorabilidade de aplicações de até 40 salários-mínimos

18/12/2024

Artigos Mais Lidos

Afinal, quando serão pagos os precatórios Federais em 2025?

19/12/2024

Atualização do Código Civil e as regras de correção monetária e juros para inadimplência

19/12/2024

5 perguntas e respostas sobre as férias coletivas

19/12/2024

Por que grandes operações, por vezes, são anuladas? Uma análise jurídica a respeito do caso criminal "Banco Santos"

18/12/2024

A política de concessão de veículos a funcionários e a tributação previdenciária

19/12/2024