O livro faz parte da coleção Liebman, que trata de um conjunto de monografias que, além de baseadas em sólida bibliografia, têm evidente viés pragmático. São livros, portanto, que interessam a um só tempo, a estudiosos e àqueles que lidam com o direito, na prática. O presente volume toma como premissas teóricas: a constitucionalização do Direito processual; a jurisdição como implementadora dos direitos fundamentais, e a cláusula geral da lealdade processual, para buscar o estabelecimento de um novo modelo de prestação jurisdicional consentâneo com as lições do processo justo.
Nesse sentido, pretende-se rediscutir o papel do juiz à luz do devido processo constitucional, reconhecendo-se como ilegítima e antidemocrática qualquer postura jurisdicional que não tenha se concretizado sob os influxos da lealdade processual.
A obra foi estruturada em três partes, sendo elas: As premissas teóricas do estudo do tema; A lealdade processual e um novo modelo de juiz e; O abuso de direito processual e a atividade jurisdicional.
Sobre o autor:
Márcio Carvalho Faria é doutor e mestre em Direito Processual pela UERJ. Professor Adjunto de Direito Processual Civil pela UFJF. Advogado e consultor jurídico.
__________
Ganhadora:
Ligia Martins Oliveira, de Salvador/BA