Temas como definição de polícia, poder de polícia e segurança pública recebem um tratamento atual e adequado ao campo de controle de perigos vinculados à criminalidade, razão pela qual a obra é do interesse de estudantes e profissionais da carreira jurídica, estudantes das academias de polícia, policiais, agentes públicos lotados em secretarias estaduais e municipais de segurança pública, guardas municipais, bombeiros e pesquisadores.
"Criminalidade é algo demasiadamente amplo, onde nem toda prática criminosa produz perigo. Em segurança pública o que importa é prevenir e reprimir perigo onde quer que ele ocorra. Consequentemente, não interessa em segurança pública todo e qualquer ato em tese criminoso, mas apenas aquele que efetivamente represente perigo para a sociedade. Não é o crime que impulsiona a atividade policial de segurança pública, mas o perigo que ele representa".
Sobre o autor:
Lincoln D'Aquino Filocre tem uma trajetória de experiências nos setores público e privado. Procurador do Estado de Minas Gerais desde 1994, advogado e palestrante, dedica-se ao estudo da segurança pública sob o ângulo do Direito Administrativo. Membro atuante da American Society of Criminology e da Sociedad Española de Estudios de Derecho de la Seguridad – SEDS, é diretor-executivo do Instituto Brasileiro de Direito e Política de Segurança Pública – IDESP-Brasil. Físico pelo Instituto de Ciências Exatas da UFMG.
_________
Ganhadora:
Mayara Maria Miranda Bottan, de Jandira/SP
__________