Na última quinta-feira, 3/8, aconteceu um dos mais relevantes encontros para a advocacia empresarial, a sexta edição do Simpósio de Direito Empresarial da ALAE, no Teatro do World Trade Center, em São Paulo. O evento contou com mais de 400 participantes presentes, entre importantes diretores e gerentes jurídicos das maiores empresas brasileiras.
Para dar as boas-vindas aos participantes, os Aliados Ubirajara Costódio Filho, Presidente da ALAE, e Luiz Gustavo Bichara, Presidente do Simpósio, realizaram a abertura do evento. Temas importantes do cenário jurídico, político e econômico do país foram discutidos, com bastante clareza e troca de ideias, em painéis conduzidos por ilustres autoridades brasileiras.
Ilustrando os painéis do Simpósio ALAE 2017, tivemos a Conferência de Abertura, que foi conduzida pelo ministro do STF, Luís Roberto Barroso, jurista, professor e magistrado brasileiro, com o tema A Judicialização da Vida: o momento institucional Brasileiro, muito aplaudido por todos; A Procuradora do Ministério Público Federal de SP, Thaméa Danelon, e o advogado Antonio Carlos de Almeida Castro (Kakay) que conduziram um debate à frente do painel Garantias Individuais e Combate à Corrupção, além dos Aliados Fernanda Tórtima (ALAE Rio de Janeiro), Marcelo Brabo (ALAE Alagoas) e Miguel Pereira Neto (ALAE São Paulo).
Outro expoente, o ministro aposentado do STF, Nelson Jobim, liderou o painel Compliance e Anticorrupção. Participaram também, Gustavo Benchimol, Superintendente Jurídico da Andrade Gutierrez, Arthur Sanchez Badin, Diretor Jurídico da Camargo Corrêa, e os Aliados George Lippert (ALAE Rio Grande do Sul), Ubirajara Costódio Filho (ALAE Paraná) e Gladson Mota (ALAE Ceará).
Uma sessão de entrevistas também deu o tom do Simpósio da ALAE. O jornalista William Waack reproduziu, no palco do Simpósio, por meio de um talk show, seu programa Painel, do canal Globo News, que se dedica a discutir, em profundidade, temas relevantes do cenário político e econômico do país. O tema em questão foi Reformas: preparando o Brasil para o futuro. Entre os entrevistados, o Senador Antonio Anastasia, um dos grandes defensores das Reformas no Congresso, e o Professor José Márcio Camargo, especialista em Economia do Trabalho.
Dois momentos finalizaram o Simpósio: o painel Processo, previsibilidade e segurança jurídica conduzido por Marco Aurélio Greco, Doutor em Direito, e o ministro do STJ, Ricardo Villas Bôas Cueva, com a participação dos Aliados Edson Pinto (ALAE Rondônia), Paulo Coimbra (ALAE Minas Gerais) e Mário Roberto Pereira de Araújo (ALAE Piauí); e por fim, a palestra Crises Políticas, Econômica e Ética no Brasil e no Mundo, liderada pelo historiador Leandro Karnal.
Segundo o presidente da ALAE, Ubirajara Costódio, "O Simpósio da ALAE foi novamente um sucesso! Tivemos um excelente público, com mais de 400 presentes, todos advogados corporativos das maiores empresas brasileiras, e conseguimos reunir inúmeras personalidades que debateram alguns dos temas mais importantes da atualidade, como o combate à corrupção empresarial e o respectivo papel dos programas de compliance, a importância do respeito às garantias constitucionais dos acusados, os precedentes judiciais no novo CPC e as reformas políticas estruturais de que o Brasil precisa para sair da crise. A ALAE acredita que, em momentos de dificuldades, como vivemos hoje, esses encontros e debates são fundamentais para a atualização profissional do advogado, sem o que é ainda mais difícil o trabalho de oferecer aos nossos clientes uma assessoria jurídica que alie a boa técnica aos efetivos resultados."
Sobre a ALAE
A ALAE é uma aliança de escritórios de advocacia que atuam em todas as áreas do Direito Empresarial. O compromisso da ALAE é oferecer serviços jurídicos de alta qualidade onde quer que os clientes necessitem.
Criada em março de 2004, a ALAE é, hoje, a maior e mais prestigiada rede de escritórios de advocacia com abrangência no Brasil e na América Latina.
Com atuação em todas as áreas do Direito Empresarial, é composta por 35 Escritórios Aliados, presentes em todos os Estados brasileiros e na maioria dos países da América Latina, 2500 advogados aliados e 550 clientes atendidos.
Os Escritórios aliados são selecionados mediante criterioso processo de seleção e com desempenho avaliado semestralmente pelos demais Aliados. Em cada um dos Estados ou Países onde está presente, a ALAE oferece, além da alta qualidade dos serviços jurídicos, em cada um dos Estados ou Países onde está presente, o indispensável conhecimento das culturas regionais e dos órgãos administrativos e judiciais locais.
-
Mais informações sobre a ALAE, clique aqui.
_____________