A Aurum, empresa desenvolvedora de software de gestão jurídica, realizou uma pesquisa com advogados de todo o Brasil para conhecer o perfil desse profissional, entender quais são seus objetivos profissionais, o grau de satisfação com a escolha da carreira, como é a relação com a tecnologia e onde encontram as principais fontes de informação e referência.
Perfil do advogado moderno
A maioria dos advogados pesquisados, 53%, tem entre 25 a 35 anos e é totalmente feliz ou feliz com sua escolha profissional (59%). Entre os objetivos profissionais, em primeiro lugar aparece empreender na advocacia, seguido por atuar na advocacia de forma autônoma e, por último, seguir carreira jurídica pública.
Advogados e tecnologia: grandes aliados
A Aurum também buscou saber como é a relação desses profissionais com a tecnologia, e quais os recursos tecnológicos mais utilizados. Segundo o levantamento, 87% dos participantes dizem ter boa relação com a tecnologia. Outro dado importante é que 63% afirmam já ter utilizado algum software jurídico.
Os recursos tecnológicos mais utilizados pelos advogados são o e-mail – com o Gmail sendo o mais citado -, seguido por redes sociais e sites e aplicativos de bancos. Também foram citados o GPS (com destaque para o Waze), streaming de vídeo, aplicativos de serviços de transporte, softwares jurídicos (com o Astrea em evidência), sites e aplicativos de viagem, streaming de música (destaque para o Spotify) e, por último, a agenda online.
Fontes de informação
A pesquisa da Aurum também procurou saber como os advogados brasileiros se informam, tanto sobre notícias gerais como informações de cunho jurídico.
Os sites de jornais foram apontados por 82% dos pesquisados como o principal meio de informações para assuntos gerais. Além disso, 75% dos advogados disseram ler diariamente materiais relacionados à advocacia.
Veja o infográfico e incorpore-o no seu site.
_____________