Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Tutela de Urgência e Processo Arbitral"

A obra trata do árbitro de emergência e dos problemas que os árbitros enfrentam quando tem que lidar com a tutela de emergência.

10/7/2017

O livro "Tutela de Urgência e Processo Arbitral" (Thomson Reuters – Revista dos Tribunais – 336p.), do advogado Mateus Aimoré Carreteiro, trata dos problemas que podem decorrer da intersecção entre arbitragem e Poder Judiciário em matéria de urgência. A obra será lançada no próximo dia 19, em SP, na Fnac Paulista (av. Paulista, 901), das 19 às 21h.

O autor procurou tecer considerações sobre a fungibilidade de tutelas, sobre o risco de irreversibilidade, sobre o recorrente problema causado com as cláusulas de eleição de foro (que por vezes parecem contradizer o interesse das partes de solucionar o conflito pela via arbitral), sobre prazos, honorários e até mesmo sobre a decretação da prescrição ou da decadência em sede preparatória.

"A obra transita numa via de duas mãos: do Poder Judiciário para a arbitragem e desta para o Poder Judiciário: ora o autor se reporta à tarefa do Poder Judiciário de providenciar tutela à parte quando ainda não estiver instituída a arbitragem (ou de evitar o desenvolvimento de uma arbitragem substancialmente inútil), ora analisa a tarefa do mesmo Poder Judiciário para a efetivação das medidas decretadas pelos árbitros. A observação (e, mais que isso, a sistematização) desses dois mundos que se tocam - o arbitral e o judicial - torna o trabalho extremamente valioso para todos os que se interessam pela arbitragem, processualistas ou não." (Do prefácio da obra pelo prof. Carlos Alberto Carmona)

Sobre o autor:

Mateus Aimoré Carreteiro é mestre em Direito (LL.M.) pela Columbia Law School (Nova Iorque, EUA) e em Direito Processual Civil pela Faculdade de Direito da USP. Especialista em Direito Processual Civil pela PUC/SP. Advogado.

_________

Ganhador:

Pedro Antônio de Araújo, de BH

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Carro com ministro do TST e família cai de ponte e capota em Goiás

22/12/2024

Amigo oculto: Cármen Lúcia tira Liniker e é presenteada por "casca de bala"

23/12/2024

Dino suspende R$ 4 bi de emendas parlamentares e manda PF investigar

23/12/2024

Motorista é condenado por embriaguez mesmo sem realizar bafômetro

22/12/2024

STJ anula Júri por falta de quesito obrigatório sem registro em ata

22/12/2024

Artigos Mais Lidos

Coisa julgada, obiter dictum e boa-fé: Um diálogo indispensável

23/12/2024

Macunaíma, ministro do Brasil

23/12/2024

Inteligência artificial e direitos autorais: O que diz o PL 2.338/23 aprovado pelo Senado?

23/12/2024

(Não) incidência de PIS/Cofins sobre reembolso de despesas

23/12/2024

A ameaça da indisponibilidade retroativa

23/12/2024