Migalhas Quentes

TCE/SP cria auditoria para investigar Nossa Caixa

x

1/6/2006

 

Auditoria

 

TCE/SP cria auditoria para investigar Nossa Caixa

 

O relator do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Renato Martins Costa, determinou a abertura, com “prioridade”, da auditoria especial nos contratos de publicidade do Banco Nossa Caixa S/A. A fiscalização foi pedida pelo deputado Renato Simões e aprovada pela Comissão de Finanças e Orçamento da Assembléia Legislativa.

 

O despacho determina um prazo de 15 dias para a formação do grupo de auditoria e levantamento de documentos. As agências Full Jazz e Colucci receberam mais de R$ 44 milhões entre 2003 e 2005, sem contrato com o banco. Além disso, há várias denúncias de que o banco direcionou publicidade para veículos de comunicação de parlamentares ou indicados por eles.

 

O relator determinou que a sindicância reúna os documentos necessários e faça os levantamentos de 12 pontos propostos por Renato Simões. O deputado pede a apuração das responsabilidades, informações sobre quem tinha conhecimento das irregularidades e sobre o que aconteceu internamente no banco para que as agências de publicidade continuassem recebendo sem contrato. Foi pedida também a apuração das denúncias de favorecimento político com verbas de publicidade da Nossa Caixa.

 

O requerimento foi apresentado pela primeira vez em 28/3 na Comissão de Finanças e Orçamento, mas só foi aprovado no dia 9/5. “A demora foi provocada por diversas manobras de obstrução da base governista, que tentou até inviabilizar o pedido por meio de questionamentos sobre sua legalidade. Sem sucesso, os governistas permitiram a aprovação”, disse Simões.

 

Para o deputado, a instalação da auditoria não encerra as investigações sobre as irregularidades. “O TCE é um órgão auxiliar da Assembléia e pode colaborar com as investigações dos deputados no levantamento das informações propostas pelo pedido de auditoria.” Segundo ele, é necessária a instalação de uma CPI para que todos os fatos possam ser apurados. Os resultados da auditoria podem até fortalecer a necessidade de uma CPI na Assembléia, a primeira desde 2003.

 

____________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Leonardo Sica é eleito presidente da OAB/SP

21/11/2024

Ex-funcionária pode anexar fotos internas em processo trabalhista

21/11/2024

CNJ aprova teleperícia e laudo eletrônico para agilizar casos do INSS

20/11/2024

Justiça exige procuração com firma reconhecida em ação contra banco

21/11/2024

Câmara aprova projeto que limita penhora sobre bens de devedores

21/11/2024

Artigos Mais Lidos

O SCR - Sistema de Informações de Crédito e a negativação: Diferenciações fundamentais e repercussões no âmbito judicial

20/11/2024

A insegurança jurídica provocada pelo julgamento do Tema 1.079 - STJ

22/11/2024

O fim da jornada 6x1 é uma questão de saúde

21/11/2024

Falta grave na exclusão de sócios de sociedade limitada na jurisprudência do TJ/SP

20/11/2024

A revisão da coisa julgada em questões da previdência complementar decididas em recursos repetitivos: Interpretação teleológica do art. 505, I, do CPC com o sistema de precedentes

21/11/2024