AMB se mobiliza contra elevação da idade da aposentadoria compulsória
A reunião da Comissão Especial será realizada nesta hoje, às 15h, no plenário 7 da Câmara dos Deputados. A sessão prevê a discussão e votação do parecer do relator da proposta, deputado João Castelo.
Depois de passar pela comissão especial, a proposta precisa ser votada em dois turnos pelo Plenário. Daí a importância de a magistratura estar alerta e presente para pressionar os deputados a aprofundar as discussões da matéria e, na hipótese de votação, lutar pela sua rejeição.
Conheça os motivos pelos quais a AMB se posico mostra contrária à aprovação da PEC da aposentadoria compulsória são os seguintes:
-
Engessamento das cúpulas do Judiciário, pois haveria uma renovação ainda mais tardia nas Cortes Superiores, com prejuízo no que diz respeito à criação e renovação da jurisprudência. Vale ressaltar, ainda, a total desarmonia entre os mandados desses ministros em relação aos mandatos dos parlamentares do Poder Legislativo e dos chefes do Poder Executivo;
-
Desestímulo na carreira devido à estagnação e ausência de perspectiva de progressão;
-
Aumento do gasto da Previdência Social, que pode ser causada também pela evasão antecipada de magistrados que já tenham cumprido os requisitos para a aposentadoria voluntária, somada à falta de perspectiva de ascensão;
-
Caráter casuístico da proposta, porque haveria uma injustificada diferença em relação aos servidores públicos do país.
_______________