Ao todo, a título possui 23 artigos e é considerada obra internacional, pois possui textos escritos em três idiomas: português, espanhol e francês, sendo eles "La Mediation Judiciare: de la theorie a la pratique", "Mediacíon Y Empresa de Familia" e há artigos sobre gestão, conflitos coletivos e o novo CPC.
"Este livro, verdadeira preciosidade, revela que todos, desde as grandes empresas até o cidadão comum, em breve, aplicadas as ideias e as teorias aqui desenvolvidas, à luz de uma legislação moderna, terão a sua disposição um método seguro e eficaz para a resolução de conflitos sociais.", do prefácio do desembargador Luiz Otávio Linhares Renault, do TRT da 3ª Região.
"Gradativamente reconhecida como 'remédio' ideal para a solução de muitos conflitos, a mediação situa-se no meio-termo entre o constrangimento da ordem jurídica e o caos liberalizador que seria resultado da ausência ou insuficiência de norma jurídica. Trata-se de tornar mais eficazes as formas de resolução de conflitos, além dos estritos métodos da litigância e da conciliação". Os coordenadores.
Sobre os coordenadores :
Cláudia Maria Gomes de Souza é bacharel em Direito pela PUC/Minas. Coordenadora científica de diversos eventos jurídicos e artigos acadêmicos.
Fernando Gonzaga Jayme é diretor da Faculdade de Direito de UFMG. Professor associado de Direito Processual Civil da Faculdade de Direito da UFMG. Advogado e membro do Conselho Estadual de Direitos Humanos.
Martha Halfed Furtado de Mendonça Schmidt é juíza titular da 3ª vara do Trabalho de Juiz de Fora/MG. Mestre e doutora em Direito pela Université de Paris II – Panthéon-Assas.
Rita Andréa Guimarães de Carvalho Pereira é mestre em Mediação, psicóloga e psicanalista. Executive Master en Mediación e Negociación pelo Institut Universitaire Kurt Bösch y Université de Genève.
___________
Ganhadora :
Debora Laura Penha de Almeida, de Cuiabá/MT
____________