Migalhas Quentes

Atualize-se com as aulas do curso do Novo CPC Sintetizado

Com duração de 20 horas, o principal diferencial do curso é a explicação de todos os artigos de maneira direta.

12/4/2016

Com o objetivo de combater a lentidão na Justiça e diminuir o número de processos em tramitação, o novo CPC, em vigor desde 18 de março, visa dar uniformidade às decisões judiciais, valorizando a precedência, além de estimular o consenso entre as partes. Dominar todas as alterações do novo código é prática fundamental a todos os profissionais do Direito, principalmente àqueles em atuam ou pretendem atuar em órgãos do Poder Judiciário, Ministérios Públicos e Defensorias.

Para os candidatos a concursos jurídicos, Exame de Ordem da OAB e para quem cursa pós-graduação em Direito, o IOB Concursos, em parceria com professor Doutor Costa Machado, desenvolveu o curso online Novo CPC Sintetizado e Resumido que aborda todas as alterações decorrentes do novo código de forma objetiva e concisa.

As videoaulas foram ajustadas, especialmente, para quem deseja se atualizar de maneira rápida nessa área do Direito e quer conhecer somente as mudanças trazidas, conforme explica Machado. “Eu percebi, há um ano atrás, que os cursos oferecidos acerca do código eram muito extensos, com duração entre 60 horas e 80 horas, e um curso tão grande não é atraente. Então, resolvi fazer esse curso sintetizado e resumido.

Com duração de 20 horas, o principal diferencial do curso é a explicação de todos os artigos de maneira direta, inclusive aqueles que não passaram por modificações. Além das aulas, o curso online conta com o livro digital “NCPC Visualizado Sistematicamente“, que foi estruturado pelo professor.

Estudar o Código de Processo Civil ficou muito mais fácil. Clique aqui e assista, gratuitamente, as aulas do curso Novo CPC Sintetizado e Resumido Ponto a Ponto do Prof. Costa Machado. Entre os temas abordados estão: normas fundamentais do Processo Civil, Jurisdição e ação, atos processuais, tutela provisória, ação de dissolução parcial da sociedade, entre outros.

Materiais de estudo

Conhecer esse ramo do Direito é um diferencial importante na classificação de qualquer concurso jurídico e no Exame de Ordem, e para quem deseja uma preparação ainda melhor, é importante também consultar materiais de estudo específicos para tal disciplina.

O livro “Código Civil Interpretado”, de autoria do professor Doutor Costa Machado e coordenação da professora Silmara Juny Chinellato, contém interpretações do Código Civil brasileiro artigo por artigo, parágrafo por parágrafo. A obra oferece também consultas pontuais e tópicas da legislação civil codificada, aliando uma pesquisa extensa e profunda a um conteúdo de uso prático e imediato. Quer adquirir um exemplar desse livro? Acesse aqui o formulário para participar do nosso sorteio.

Um outro material de estudo que alia objetividade e aprofundamento é o livro “Novo CPC- Sintetizado e Resumido”, também de autoria do professor, que apresenta cinco tipos de abordagens diferentes acerca das inovações do código, que são:

1 - As 40 figuras que desapareceram com o Novo CPC - Nessa primeira parte do livro, foram elencadas as quarenta figuras do Código Buzaid que desaparecem com o novo estatuto.

2 - As 200 principais novidades - São apresentados ao leitor, um rol dos duzentos itens mais importantes trazidos pelo Código de 2015.

3 - Síntese dos 1.072 artigos em apenas um linha - O novo Código é contado de forma resumida, passando pelos 1.072 artigos com descrição de apenas uma linha, o que permite ao leitor compreender o conteúdo básico de cada artigo.

4 - Resumo dos 1.072 artigos em seus conteúdos jurídicos – São apresentamos os 1.072 artigos sintetizados do novo CPC, reduzindo a um quarto o volume de textos de cada um dos artigos.

5 - O texto na íntegra com destaque das alterações – A quinta parte do livro, apresenta o texto completo do novo CPC ajudando a sanar qualquer dúvida.

Por fim, na última parte, todas as palavras novas constantes dos textos do CPC de 2015 aparecem sublinhadas, de forma a mostrar ao leitor que ali existe uma mudança em relação ao texto do estatuto de 1973.
____________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Leonardo Sica é eleito presidente da OAB/SP

21/11/2024

Justiça exige procuração com firma reconhecida em ação contra banco

21/11/2024

Ex-funcionária pode anexar fotos internas em processo trabalhista

21/11/2024

Câmara aprova projeto que limita penhora sobre bens de devedores

21/11/2024

PF indicia Bolsonaro e outros 36 por tentativa de golpe em 2022

21/11/2024

Artigos Mais Lidos

A insegurança jurídica provocada pelo julgamento do Tema 1.079 - STJ

22/11/2024

O fim da jornada 6x1 é uma questão de saúde

21/11/2024

ITBI - Divórcio - Não incidência em partilha não onerosa - TJ/SP e PLP 06/23

22/11/2024

Penhora de valores: O que está em jogo no julgamento do STJ sobre o Tema 1.285?

22/11/2024

A revisão da coisa julgada em questões da previdência complementar decididas em recursos repetitivos: Interpretação teleológica do art. 505, I, do CPC com o sistema de precedentes

21/11/2024