Migalhas Quentes

MPF investiga Lula por suspeita de tráfico de influência a favor da Odebrecht

Medida é desdobramento de procedimento iniciado em abril a partir de uma representação que se baseou em reportagens jornalísticas.

17/7/2015

O MPF instaurou procedimento investigatório criminal para apurar indícios de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria praticado tráfico de influência a fim de conseguir contratos para a empreiteira Odebrecht na República Dominicana e em Cuba, entre 2011 e 2014.

A medida, oficializada por meio de portaria 66/15, é um desdobramento do procedimento iniciado no mês de abril a partir de uma representação que se baseou em reportagens jornalísticas. A investigação se refere à possível atuação do ex-presidente com agentes políticos destes países para viabilizar os acordos entre os governos estrangeiros e a construtora.

O procurador da República Valtan Timbó Martins Mendes Furtado, responsável pelo processo, solicitou cópia de documentos da operação Lava Jato que façam referência a obras executadas fora do Brasil que tenham sido financiadas com recursos diretos ou indiretos do BNDES ou que tenham relação com Lula.

Furtado pede ainda cópia de dados bancários relativos a possíveis depósitos feitos pelas empreiteiras investigadas na conta do ex-presidente, do Instituto Lula ou da empresa Lils Palestras e Eventos e Publicidade.

PIC

A conversão do procedimento inicial, uma Notícia de Fato, em PIC ocorreu em 8 de julho e considerou a proximidade do vencimento do prazo de duração da NF e o fato de que o MPF ainda aguardava o recebimento de informações solicitadas na fase preliminar da apuração.

Conforme estabelece a resolução 13/06, do CNMP, o prazo de um PIC é de 90 dias, sendo permitidas prorrogações sucessivas por igual período.

Confira a íntegra da portaria.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

HC preventivo pede que Lula não seja preso na operação Lava Jato

25/6/2015

Notícias Mais Lidas

TJ/MG revoga liminar e veta transfusão em paciente testemunha de Jeová

15/7/2024

Herdeiros que ocupam imóvel exclusivamente devem pagar aluguel

16/7/2024

OAB/SP divulga nova tabela de honorários com 45 novas atividades

15/7/2024

TJ/BA anula sentença após juiz dizer que "lugar de demônio é na cadeia"

15/7/2024

Funcionária chamada de “marmita do chefe" por colegas será indenizada

16/7/2024

Artigos Mais Lidos

Partilha de imóvel financiado no divórcio

15/7/2024

Inteligência artificial e Processo Penal

15/7/2024

Você sabe o que significam as estrelas nos vistos dos EUA?

16/7/2024

Advogado, pensando em vender créditos judiciais? Confira essas dicas para fazer da maneira correta!

16/7/2024

O setor de serviços na reforma tributária

15/7/2024