Dentre os temas que afloram o estudo em prol do sindicalismo associativo, está presente a atuação das empresas multinacionais, a resposta do sindicalismo internacional, as formas mediante as quais os trabalhadores podem se organizar para participar do governo da empresa.
O impacto da globalização nas relações coletivas é abordado tornando-se a cobrança pela reinvenção do sindicato, pela revisão de suas estratégia e de sua missão como agente social de transformação e de consolidação da democracia. O desafio do sindicato é maior, pois alinha-se em escala global, em contraponto aos desafios apresentados pelas empresas multinacionais.
O autor, ao longo do livro, indica o itinerário da reinvenção do sindicalismo, depois do diagnóstico do sistema presente, as fraquezas e desafios, enfrentando-o com seriedade e de acordo com as melhores técnicas da pesquisa científica.
Foram fixadas fronteiras entre o antigo sindicalismo, que preferiu se acomodar de acordo com uma estratégia de ocupação da estrutura, e o novo sindicalismo, que se prepara para cumprir sua elevada missão, confiada pela Constituição, e, assim, consolidar a democracia.
Sobre o autor :
__________
Ganhador :
Angelo Fernando Vaz Rosa, de SP