Migalhas Quentes

Resolução disciplina comprovação de necessidade para obter assistência jurídica no DF

Interessado deverá apresentar declaração de hipossuficiência ou vulnerabilidade.

2/7/2015

O Conselho Superior da Defensoria Pública do Distrito Federal editou portaria resolução (140/15) que disciplina a forma de comprovação da necessidade, para fins de assistência jurídica integral e gratuita, e estabelece critérios para sua aferição.

Para obter assistência jurídica gratuita, o interessado deverá apresentar declaração de hipossuficiência ou vulnerabilidade, contendo informações socioeconômicas, em formulário próprio, e apreciado pelo Defensor Público competente. A fim de comprovar a declaração, poderão ser solicitados documentos.

Pela norma, será considerado hipossuficiente aquele que não possuir condições financeiras para contratar advogado particular, não podendo, portanto: ter renda familiar superior a cinco salários mínimos; possuir recursos financeiros em aplicações ou investimentos em valor superior a 20 salários mínimos; ser proprietário de mais de um imóvel.

A presunção de hipossuficiência poderá ser afastada nos casos em que for comprovada a incapacidade excepcional da pessoa de arcar com as custas processuais e honorários advocatícios sem o sacrifício de sua subsistência ou de sua família. Nesses casos, deverá ser considerada a causa, número de dependentes, sinais exteriores de riqueza, bem como as dívidas existentes. As mesmas regras serão aplicadas a pessoas jurídicas.

Tais parâmetros não serão utilizados em casos que houver lesão a interesses individuais ou coletivos de criança, adolescente, idoso, pessoa com deficiência, da mulher vítima de violência, ou de outros grupos sociais vulneráveis; e quando a a tutela jurisdicional deva ser prestada de imediato, sob pena de gerar risco à vida ou à saúde do assistido.

Confira a resolução.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

TJ/MG revoga liminar e veta transfusão em paciente testemunha de Jeová

15/7/2024

Herdeiros que ocupam imóvel exclusivamente devem pagar aluguel

16/7/2024

OAB/SP divulga nova tabela de honorários com 45 novas atividades

15/7/2024

TJ/BA anula sentença após juiz dizer que "lugar de demônio é na cadeia"

15/7/2024

Litigância predatória: Juiz extingue ação por captação ilícita de clientes

15/7/2024

Artigos Mais Lidos

Inteligência artificial e Processo Penal

15/7/2024

Partilha de imóvel financiado no divórcio

15/7/2024

Advogado, pensando em vender créditos judiciais? Confira essas dicas para fazer da maneira correta!

16/7/2024

Você sabe o que significam as estrelas nos vistos dos EUA?

16/7/2024

O setor de serviços na reforma tributária

15/7/2024