Representando 23% do PIB brasileiro em 2014, o Agronegócio é um setor estratégico para a economia. De olho nessa importante fatia do mercado, o escritório Mattos Muriel Kestener Advogados inaugurou em abril filial na cidade de Ribeirão Preto, famosa pela alcunha de Capital do Agronegócio. A nova unidade está localizada no edifício comercial do Ribeirão Shopping, na av. Cel. Fernando F. Leite, 1520, salas 501 e 503.
De acordo com a advogada, o Contencioso Civil e a Assessoria voltada para o Agronegócio serão o carro abre-alas para o escritório na região, mas futuramente a ideia é ampliar para todas as áreas que o escritório oferece, fazendo uma prospecção de clientes locais. "A cidade é rica e demanda trabalho advocatício de qualidade. Teve época que chegamos a manter um profissional em hotel um mês para atender a região".
A assessoria prestada pelo escritório no setor de Agronegócio inclui a aquisição e exploração de terras rurais, produção e fornecimento de produtos agrícolas, pecuários e insumos, logística de transporte e armazenagem, processamento, beneficiamento, operações de importação e exportação e diversas formas de financiamento, emissão de títulos próprios e compra e venda de ativos (fundos rústicos, ativos biológicos e ativos industriais).
No contencioso civil, destaque para os litígios envolvendo contratos de originação de matéria prima (arrendamento, parceria rural e fornecimento), contratos de prestação dos mais variados serviços que dão suporte ao setor, transporte, armazenagem, operações de exportação de commodities, recuperação de crédito e questões envolvendo propriedade e posse rural.
Com uma equipe multidisciplinar, o MMK inicialmente concentrará os esforços da nova unidade no nicho da região, sem deixar de explorar sua experiência em outros setores. "A região de Ribeirão Preto é um importante polo do agronegócio, além de ser reconhecida pelo seu grande desenvolvimento na área da medicina e as chamadas "life sciences". São duas áreas em que nosso escritório tem atuação destacada", explica o sócio Marcelo A. Muriel.
Ressaltando a experiência da banca em questões negociais e contratuais o escritório aposta também na Arbitragem, uma das áreas que tem gerado bastante interesse dos clientes. Recentemente, o MMK ajudou na formação do Centro de Arbitragem da Sociedade Rural Brasileira, aproveitando sua experiência não só em agronegócios, mas também em formas alternativas de resolução de controvérsias. "Com a sofisticação das empresas locais, as disputas societárias também despertam bastante interesse, além das áreas de energia e infraestrutura", finaliza o sócio.
________________