Migalhas Quentes

Candidato nomeado por decisão judicial não faz jus a verbas retroativas

Para TRF da 1ª região, indenização não é devida visto que retardamento não configurou ato ilegítimo da Administração Pública.

8/4/2015

Candidato empossado tardiamente no cargo em virtude de decisão judicial não tem direito à indenização pelo tempo que aguardou a solução definitiva do Poder Judiciário.

Esse foi o entendimento adotado pela 6ª turma do TRF da 1ª região para confirmar sentença que julgou improcedente o pedido de um candidato para que a União fosse condenada a arcar com as diferenças remuneratórias retroativas à sua efetiva entrada em exercício no cargo de agente da PF.

O autor foi eliminado do concurso público para o cargo por ter sido considerado inapto na avaliação psicológica, logrando, judicialmente, prosseguir no certame.

Na sentença, o juízo destacou que, no caso, "não há que se falar em readequação dos registros funcionais e nem em indenização pela posse apontada como tardia, vez que inexiste ato ilícito a configurar a responsabilidade civil da Administração".

Atitude legítima

Em grau recursal, o candidato afirmou que, em se tratando de entidade pública, a responsabilidade civil é ampliada, "pois do Estado se espera o estrito cumprimento da lei, não havendo que se falar em responsabilidade objetiva". Sustentou também a legalidade de sua pretensão à indenização em valor correspondente à remuneração que faria jus se a Administração lhe tivesse nomeado no tempo devido.

Para o relator, desembargador Federal Kassio Nunes Marques, o recorrente estaria equivocado em suas alegações. Isso porque o STF e o STJ consolidaram jurisprudência no sentido de que "o candidato, cuja nomeação tardia decorreu de decisão judicial, não tem direito à indenização pelo tempo que aguardou a solução definitiva do Judiciário, pois, nesses casos, o retardamento não configura ato ilegítimo da Administração Pública".

Confira a decisão.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

STF reconhece repercussão geral sobre indenização por demora em nomeação de servidor

14/9/2013
Migalhas Quentes

Promotora de Justiça não será indenizada por nomeação tardia

11/4/2012
Migalhas de Peso

Concurso público. Nomeação. Obrigação dos poderes em nomear os candidatos aprovados dentro do previsto.

23/8/2011

Notícias Mais Lidas

Juiz condena Azul por má-fé: "quem subscreveu, parece que não leu" 

24/4/2025

TJ/PR rejeita recurso feito por IA que inventou 43 jurisprudências

25/4/2025

Collor é preso após decisão de Moraes e deve cumprir pena no DF

25/4/2025

SBT deve pagar vencedora de concurso que ficou só com o "cheque gigante"

24/4/2025

"Mórbida patologia": Gilmar critica aplicação da LIA por membros do MP

24/4/2025

Artigos Mais Lidos

Atualização da NR-1: O que é preciso saber?

24/4/2025

Reforma tributária: Impactos nas holdings e no direito societário

24/4/2025

A exclusão do IRPJ e da CSLL da base do PIS e da Cofins: Expectativa de afetação de nova tese tributária no rito de recursos repetitivos

24/4/2025

A exclusão da responsabilidade das instituições bancárias em decorrência da culpa exclusiva do consumidor ou fato de terceiro

24/4/2025

"Pejotização" liberada? Entenda o que está em jogo para o trabalhador brasileiro

24/4/2025