Migalhas Quentes

Cela similar ao exigido em lei para advogados dispensa prisão domiciliar

Cela especial individual com instalações e comodidades condignas cumpre a mesma função da sala de Estado Maior.

22/8/2014

Não há constrangimento ilegal quando o juiz nega pedido de prisão domiciliar ao advogado que está acomodado em prisão cujas características são compatíveis com as exigências da lei Federal 8.906/94, decidiu a 4ª turma do TRF da 1ª região.

No caso, o causídico foi acusado de ser chefe de organização criminosa e foi conduzido inicialmente para o Centro de Remanejamento do Sistema Prisional, em Juiz de Fora/MG, e depois transferido para o complexo penitenciário Nelson Hungria, em Contagem.

A defesa argumentou que o presídio é conhecido por superpopulação e que o direito do réu a instalações e comodidades adequadas não estava sendo respeitado, e que na ausência de sala de Estado Maior deveria ser mantido em prisão domiciliar.

O juiz de 1º grau justificou a não concessão do pedido liminar de prisão domiciliar tendo em vista que, “tanto no âmbito do processo administrativo fiscal quanto em juízo, o réu efetuou constantes trocas de endereço sem qualquer comunicação à Receita Federal ou ao juízo, com o nítido propósito de provocar nulidades a serem arguidas em momento posterior, esquivando-se da persecução penal”.

No recurso ao TRF, o relator, desembargador Federal Hilton Queiroz, confirmou a negativa do pedido, afirmando em seu voto que “... encontrando-se o paciente em cela especial individual, com instalações e comodidades condignas, que cumpre a mesma função da sala de Estado Maior, não resta configurado qualquer constrangimento ilegal na segregação cautelar”. A decisão foi unânime.

Veja a decisão na íntegra.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

TJ/MG revoga liminar e veta transfusão em paciente testemunha de Jeová

15/7/2024

Herdeiros que ocupam imóvel exclusivamente devem pagar aluguel

16/7/2024

OAB/SP divulga nova tabela de honorários com 45 novas atividades

15/7/2024

Funcionária chamada de “marmita do chefe" por colegas será indenizada

16/7/2024

Juiz autoriza penhora de 30% de salário para quitar dívida com banco

17/7/2024

Artigos Mais Lidos

Você sabe o que significam as estrelas nos vistos dos EUA?

16/7/2024

Inteligência artificial e Processo Penal

15/7/2024

Advogado, pensando em vender créditos judiciais? Confira essas dicas para fazer da maneira correta!

16/7/2024

Desconsideração de atos ou negócios jurídicos praticados com a finalidade de dissimilar a ocorrência do fato gerador a qualquer tempo, conforme entendimento do CARF

16/7/2024

Será a reforma tributária simplificadora?

16/7/2024