Presidente do TRF 1a Região instala Subseção Judiciária de Ji-Paraná/RO
A população ji-paranaense, com cerca de 150 mil cidadãos, e mais as comunidades de 32 municípios vizinhos terão acesso aos serviços da nova vara, inclusive do Juizado Especial Federal Adjunto. A jurisdição da subseção judiciária abrange quase 50% da área territorial de Rondônia e aproximadamente 50% da população do Estado.
A solenidade de instalação do órgão, que aconteceu na Câmara Municipal local, contou com a presença de diversas autoridades, como o Diretor do Foro da Seção Judiciária do Estado de Rondônia, José Humberto Ferreira; o Prefeito em exercício do município, Assis Canuto; o representante do governador de Rondônia, Eduardo Mezzon; o Deputado Federal Anselmo de Jesus; o Coordenador da Subseção Judiciária de Ji-Paraná, Márcio Luiz Coelho de Freitas, além de outras autoridades das três esferas de poder.
Em seu discurso, o Presidente do TRF da 1ª Região destacou as competências da Justiça Federal e lembrou que a instalação da nova subseção judiciária vai atrair para a região de Ji-Paraná outros órgãos como a Procuradoria da República e a Procuradoria da Fazenda Nacional. Afirmou, ainda, ser uma satisfação levar aos cidadãos do interior de Rondônia um ramo do Poder Judiciário da União, fato que irá contribuir para a redução das desigualdades sociais e regionais.
Durante a solenidade, o Diretor do Foro da Seção Judiciária de Rondônia entregou ao Presidente Aloísio Palmeira uma placa em homenagem ao empenho do desembargador federal na criação da vara de Ji-Paraná.
Ao final do evento solene, os presentes deslocaram-se até o prédio da subseção, local em que o Presidente, o Diretor do Foro da SJRO, o Coordenador da Subseção Judiciária de Ji-Paraná e o Prefeito do município, em exercício, desenlaçaram a fita inaugural e descerraram a placa de inauguração do novo órgão da Justiça Federal. O Padre Joceir Elias de Souza abençoou as instalações.
Na ocasião, o Presidente Aloísio Palmeira também fez a distribuição do primeiro processo da Subseção Judiciária de Ji-Paraná um pedido de concessão de benefício previdenciário.
__________