Nesta quinta-feira, 29, os servidores do Judiciário Federal realizam apagão. O ato faz parte do calendário de mobilização aprovado pela Fenajufe e tem por objetivo fortalecer a greve e pressionar o governo Dilma e o STF a negociarem a pauta de reivindicações.
Além de sindicatos dos quatro estados em que a greve já é realidade - BA, MT, RS e SP - outros aderiram à manifestação. De acordo com Fenajufe, a mobilização e a adesão à greve pressionam o governo e a cúpula do Judiciário e, por consequência, aumentam as possibilidades de conquistas para toda a categoria.
No MT e na BA, os servidores permanecem em greve e participam do ato no dia 29. Em SP, a semana está sendo marcada por arrastões nos locais de trabalho com o intuito de esclarecer dúvidas sobre a pauta de reivindicações e convocar os servidores para as atividades preparatórias ao ato do dia 29. No RS, foi aprovada, em assembleia, a realização de ato público, no dia 28.
Confira as demais mobilizações que têm ocorrido pelo país:
-
Sintrajufe/MA – Ato em 28/5, com assembleia geral para deliberar sobre a greve.
-
Sindjus/AL – Ato em 29/5.
-
Sinsjustra/RO-AC - Ato em 29/5.
-
Sindiquinze/SP - Ato em 29/5.
-
Sisejufe/RJ - Categoria mantém mobilização até o resultado da mesa de negociação. Ato em 29/5.
-
Sintrajusc/SC - Paralisação de 24 horas em 29/5, com assembleia para deliberação sobre greve.
-
Sintrajufe/PI - Ato em 29/5.
-
Sindjufe/MS - Ato em 29/5, em conjunto com outras categorias de servidores Federais.
-
Sintrajuf/PE - Categoria aguarda o andamento na mesa de negociação do STF para definir os rumos da mobilização e serão realizadas assembleias de avaliação constantemente.
-
Sinjufego/GO - Houve assembleias setoriais e resolveram aguardar o curso das reuniões da mesa de negociação com o STF para posteriormente realizar nova rodada de assembleias.
-
Sinpojufes/ES - Houve assembleias setoriais e resolveram aguardar o curso das reuniões da mesa de negociação com o STF para que haja uma definição mais clara do cenário.
-
Sitraemg/MG - Houve ato em 21/5, mas não será realizado ato no dia 29/5.
-
Sindjus/DF - Será convocada nova assembleia para decidir o futuro da luta.
-
Sindjuf/PA-AP - O sindicato participou do ato “Apagão do Judiciário Federal”, em 21/5.
-
Sindissétima, Sintrajufe e Sinje/CE - Houve ato conjunto dos três sindicatos, em 30/4.
-
Sindjuf/SE - Houve manifestação e assembleia geral em 24/4.
Calendário de mobilização
Em reunião ampliada da Fenajufe, realizada em 10/5, 92 delegados e 18 observadores, representando 20 sindicatos e a própria Federação, fizeram um grande debate sobre como está a mobilização da categoria com relação à greve em todo o país, a instalação da mesa de negociação no STF e o calendário de mobilização.
O plenário aprovou a manutenção, fortalecimento e ampliação da greve e definiu calendário de mobilização.
-
21/5 – Ato denominado Apagão do Judiciário e do MPU
-
29/5 – Ato nos estados (esta data é o prazo limite para que a mesa de negociação apresente proposta de reposição salarial)
-
31/5 – Realização do Encontro dos Técnicos Judiciários
-
1/6 – Próxima Reunião Ampliada da Fenajufe