Migalhas Quentes

Programas televisivos são excluídos da proteção legal

Decisão é da 1ª câmara de Direito Privado do TJ/SP.

12/2/2014

A 1ª câmara de Direito Privado do TJ/SP reformou sentença que havia condenado a TV Vale do Paraíba por plágio de programa. De acordo com o desembargador Rui Cascaldi, os formatos dos programas televisivos, não passam de um projeto, de um método de apresentação das ideias, expressamente excluídos da proteção legal, "já que não podem ser considerados como obras inventivas, originais, exclusivas".

Em 1ª instância, foi constatado que o programa de esporte e humor "Boteco Vanguarda", da TV Vale do Paraíba, seria cópia do programa "Conversa de Botequim", exibido na TV Altiora, de Bragrança Paulista. A emissora foi condenada a indenizar os autores do "Conversa de Botequim" e não puderam exibir o "Boteco Vanguarda" enquanto ele apresentasse as mesmas características do outro programa, sob pena de multa fixada em R$ 5 mil para cada exibição.

Na apelação, a TV Vale do Paraíba sustentou que as diferenças entre os programas são "gritantes", tendo em comum apenas o fato de serem ambientados em um bar, característica que não possui proteção autoral, "tanto que os diversos programas de auditório, telejornais e programas de entrevistas podem ser exibidos por diversas emissoras sem que se configure imitação".

A emissora pleiteou então, que se convertesse o julgamento em diligência para realização de nova perícia nas fitas acostadas aos autos, uma vez que o laudo que embasa a sentença apelada é "desprovido de fundamento técnico e jurídico".

O desembargador Cascaldi, em sua decisão, salientou que são inúmeros os programas similares nas televisões de todo o mundo, os telejornais, os programas de auditório, entrevistas, sem que alguém tenha se apropriado com exclusividade de tais formatos.

O relator ainda ressaltou que no presente caso os autores não negam que o conteúdo dos programas é diferente, limitando-se o alegado plágio ao formato dos mesmos.

Confira a íntegra do acórdão.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Justiça paulista condena TV Vanguarda por plágio

7/4/2011

Notícias Mais Lidas

Carro com ministro do TST e família cai de ponte e capota em Goiás

22/12/2024

Amigo oculto: Cármen Lúcia tira Liniker e é presenteada por "casca de bala"

23/12/2024

Dino suspende R$ 4 bi de emendas parlamentares e manda PF investigar

23/12/2024

TJ/SP permite penhora de bem de família de alto padrão se garantida nova moradia

23/12/2024

Motorista é condenado por embriaguez mesmo sem realizar bafômetro

22/12/2024

Artigos Mais Lidos

Coisa julgada, obiter dictum e boa-fé: Um diálogo indispensável

23/12/2024

Macunaíma, ministro do Brasil

23/12/2024

Inteligência artificial e direitos autorais: O que diz o PL 2.338/23 aprovado pelo Senado?

23/12/2024

"Se não têm pão, que comam brioche!"

23/12/2024

(Não) incidência de PIS/Cofins sobre reembolso de despesas

23/12/2024