Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "A Condição Animal – Uma Aporia Moderna"

A obra "A Condição Animal – Uma Aporia Moderna" aborda o Direito Animal como objeto de regramento e especulação jurídica e ética.

26/11/2013

A obra "A Condição Animal – Uma Aporia Moderna" (Arraes Editores – 171p.), da advogada Maria Cristina Brugnara Veloso, aborda o Direito Animal como objeto de regramento e especulação jurídica e ética, rompendo com o dogma que só o homem pode ser sujeito de direitos.

Este trabalho dedica-se ao aprofundamento da reflexão filosófica, ética e jurídica sobre a condição dos animais na modernidade.A emergência da temática dos direitos humanos, a partir da década de 1970, ampliando a sua abrangência e positividade, irradiou seus fundamentos para outros campos do direito e do saber jurídico.

Certamente trata-se de um tema bastante controverso, já que a nossa tradição filosófica não concebe um sujeito de direitos que não seja sujeito de deveres. "É no interior desse espaço filosófico-jurídico é que se exerce a violência moderna contra os animais, uma violência ao mesmo tempo contemporânea e indissociável do discurso dos direitos do homem" (DERRIDA; ROUDINESCO, 2004, p. 94).

Incrementa-se, nas últimas décadas uma discussão, até então pontual, em reação à concepção especista e antropocêntrica em torno da condição dos animais. Essa dissonância ideológica tem alcançado destaque, nas vozes de Singer (2004) e Regan (2006), filósofos dedicados à questão animal, o primeiro pela ótica dos princípios (deveres), o segundo pela dos direitos (obrigações).

Tanto as reflexões de Singer quanto as de Regan têm encontrado objeções que desafiam nossas reflexões. Responder à altura do perfeccionismo moral de Aristóteles, Aquino, Kant, Heiddeger e outros notáveis e ainda escapar às objeções opostas a Singer e Regam não é tarefa fácil, mas o gigantesco sofrimento silencioso da vida animal e as corajosas dissidências nos intimam ao desacomodamento e à contribuição.

Sobre a autora :

Maria Cristina Brugnara Veloso é graduada em Direito pela Faculdade Milton Campos. Pós-graduada em Processo Constitucional pelo Instituto Metodista Izabela Hendrix. Mestre em teoria do Direito pela PUC/Minas. Professora universitária. Pesquisadora e advogada.

__________

Ganhador :

_________

__________

Adquira já o seu :

_________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Leonardo Sica é eleito presidente da OAB/SP

21/11/2024

Justiça exige procuração com firma reconhecida em ação contra banco

21/11/2024

Ex-funcionária pode anexar fotos internas em processo trabalhista

21/11/2024

Câmara aprova projeto que limita penhora sobre bens de devedores

21/11/2024

PF indicia Bolsonaro e outros 36 por tentativa de golpe em 2022

21/11/2024

Artigos Mais Lidos

A insegurança jurídica provocada pelo julgamento do Tema 1.079 - STJ

22/11/2024

O fim da jornada 6x1 é uma questão de saúde

21/11/2024

ITBI - Divórcio - Não incidência em partilha não onerosa - TJ/SP e PLP 06/23

22/11/2024

Penhora de valores: O que está em jogo no julgamento do STJ sobre o Tema 1.285?

22/11/2024

A revisão da coisa julgada em questões da previdência complementar decididas em recursos repetitivos: Interpretação teleológica do art. 505, I, do CPC com o sistema de precedentes

21/11/2024