Migalhas Quentes

Câmara aprova Estatuto da Juventude

O projeto segue para sanção da presidente Dilma.

10/7/2013

O plenário da Câmara aprovou nesta terça-feira, 9, o substitutivo do Senado ao PL 4.529/04, que institui o Estatuto da Juventude, com princípios e diretrizes para o Poder Público criar e organizar políticas para cidadãos de 15 a 29 anos de idade. O parecer da relatora, deputada Manuela D’Ávila, exclui apenas dois artigos do texto do Senado. O projeto segue para sanção da presidente Dilma.

Entre as principais alterações feitas pelo Senado está o desconto de 50% nas passagens interestaduais para os jovens estudantes, independentemente do motivo da viagem. O projeto prevê o benefício da meia-entrada de estudante também aos jovens pertencentes a famílias de baixa renda com até 29 anos.

Em todos os casos, a meia entrada ficará limitada a 40% dos ingressos disponíveis, conforme prevê o PL 4.571/08, originado no Senado, incorporado parcialmente ao substitutivo do Estatuto. Esse projeto foi aprovado no dia 24/4, em caráter conclusivo, pela CCJ, mas depende de recurso que pede sua análise pelo plenário da Casa.

O Estatuto prevê ainda que deverão ser incluídos no currículo escolar temas como uso de álcool, tabaco e drogas. Além disso, os professores deverão abordar o impacto da gravidez, seja planejada ou não.

O substitutivo criou o Sistema Nacional da Juventude (Sinajuve), que será coordenado pelo governo Federal, e contará com a participação dos governos. O objetivo é articular as diversas políticas de municípios, estados e União direcionadas aos jovens. Os governos deverão criar também conselhos de juventude para colaborar na formulação das políticas públicas.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Senado aprova Estatuto da Juventude

17/4/2013

Notícias Mais Lidas

CNJ suspende mudança no sistema de intimações processuais

16/3/2025

STF dispensa requerimento prévio para isenção de IR por doença grave

15/3/2025

TRT-5 nega indenização a empregado lesionado por seu cão em home office

17/3/2025

Juíza aplica nova lei e dispensa advogado de custas antecipadas

17/3/2025

Juiz limita descontos de empréstimo, garantindo sustento de devedor

15/3/2025

Artigos Mais Lidos

Novos precedentes - Teses jurídicas vinculantes do TST

17/3/2025

Restrições para aquisição de terras por estrangeiros no Brasil

17/3/2025

Os desafios regulatórios de 2025 para os planos de saúde

17/3/2025

Os riscos jurídicos da LC 214/25 na reforma tributária

15/3/2025

São inconstitucionais as diferenciações nos prazos de licença parental

17/3/2025