Migalhas Quentes

Alunos da Direito GV vencem etapa brasileira da competição do Tribunal Penal Internacional

Próxima fase acontecerá em Haia, na Holanda.

15/5/2013

Pela primeira vez o Brasil sediou a competição do TPI – Tribunal Penal Internacional. E nessa I edição da competição de simulação judicial, a equipe da Direito GV foi a vencedora, tendo conquistado 97 de 100 pontos possíveis.

Com base na aplicação do direito penal internacional dos países ibero-americanos, as equipes finalistas simularam um julgamento baseados nos crimes contra humanidade e de guerra na província de Antaño, e seus respectivos responsáveis pelas ações. Após a audiência, uma mesa redonda foi formada pelos finalistas e organizadores da competição, momento em que o resultado final foi divulgado. Com a conquista, o grupo formado por Pedro Mendonça, Guilherme Góes, Paloma Romero e Luiz Eduardo Al-Contar, irá disputar a fase final da competição na cidade de Haia, Holanda.

Os alunos já haviam participado da competição de 2012, que ocorreu na Cidade do México, quando a Direito GV havia ficado na fase semifinal. "O fator experiência foi determinante para a conquista. No ano passado, uma série de questões, como falta de experiência e de preparo com a matéria, fizeram com que não chegássemos à final. Este ano, estávamos mais tranquilos para trabalhar, mais preparados e mais maduros", conta Pedro Mendonça, aluno do 4ª ano.

Quanto à expectativa para a fase final, que ocorrerá entre os dias 8 e 13/7, a coordenadora do Núcleo de Direito Global, Michelle Ratton Sanchez Badin, aposta no bom desempenho da equipe. "Estamos participando pela segunda vez da competição internacional e o histórico está a nosso favor. Já conhecemos bem a competição. Tenho certeza de que poderemos conquistar uma posição melhor do que foi no ano passado, e esse é o nosso objetivo", comenta.

_____________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Moraes torna pública decisão contra militares que tramaram sua morte

19/11/2024

PF prende envolvidos em plano para matar Lula, Alckmin e Moraes

19/11/2024

CNJ aprova teleperícia e laudo eletrônico para agilizar casos do INSS

20/11/2024

Em Júri, promotora acusa advogados de seguirem "código da bandidagem"

19/11/2024

Operação Faroeste: CNJ aposenta compulsóriamente desembargadora da BA

21/11/2024

Artigos Mais Lidos

ITBI na integralização de bens imóveis e sua importância para o planejamento patrimonial

19/11/2024

Cláusulas restritivas nas doações de imóveis

19/11/2024

Estabilidade dos servidores públicos: O que é e vai ou não acabar?

19/11/2024

Quais cuidados devo observar ao comprar um negócio?

19/11/2024

O SCR - Sistema de Informações de Crédito e a negativação: Diferenciações fundamentais e repercussões no âmbito judicial

20/11/2024