Encerrando a jornada no DF, o dr. Pintassilgo retrata aos leitores de Migalhas a realidade do Judiciário de Sobradinho. Confira as entrevistas com a juíza de Direito Mônica Iannini Malgueiro, a promotora de Justiça Alessandra Campos Morato e o presidente da subseção da OAB Marcio de Souza Oliveira.
História
Originária de uma fazenda de Planaltina/GO, o município de Sobradinho foi fundado em 13/5/60. A quinta região administrativa do DF ocupa uma área de 569,37 km² e está situado a 22,1 km de Brasília.
Assim como a capital Federal, Sobradinho também é uma cidade planejada. O plano da cidade foi elaborado entre 1958 e 1959 pelo engenheiro Inácio de Lima Ferreira, que pertencia ao quadro de engenheiros do Departamento de Terras e Agricultura da Novacap.
O projeto de Sobradinho foi então confiado ao urbanista Paulo Hungria Machado, que também já havia feito o plano urbanístico da região administrativa do Gama.
A construção da cidade se deu entre 1959 e 1960 com recursos do Departamento de Terras e Agricultura da Novacap.
Pouco depois, Inácio Lima Ferreira retomou o projeto, executando serviços topográficos, arruamento e locação de terrenos, instalando os serviços subterrâneos de abastecimento d'água e saneamento básico.