Migalhas Quentes

AASP lança festival literário internacional

Pauliceia Literária ocorre de 19 a 22 de setembro, na capital paulista.

10/4/2013

Ocorreu nesta terça-feira, 9/4, na sede da AASP, o lançamento da primeira edição do Festival Literário Internacional de São Paulo, denominado Pauliceia Literária, a realizar-se de 19 a 22 de setembro de 2013. Um dos objetivos do evento é criar um diálogo entre o mundo jurídico e a literatura. Participaram da entrevista coletiva, em que o Festival foi apresentado à imprensa, o presidente da AASP, Sérgio Rosenthal, o diretor cultural Luís Carlos Moro e a curadora do Paulicéia Literária, Christina Baum. Também esteve presente o conselheiro Roberto Parahyba de Arruda Pinto, um dos idealizadores do projeto.

Durante a coletiva de imprensa foram divulgados os nomes de alguns dos escritores que comporão a programação do Pauliceia Literária, como Patrícia Melo, Juan Pablo Villalobos, Miguel Sousa Tavares, Valter Hugo Mãe, Phillipe Claudel, Richard Skinner, Scott Turow, William Landay, Alberto Mussa, Laurentino Gomes, Maria José Silveira, Michel Laub e Tony Belotto.

Ao manifestar-se, Sérgio Rosenthal explicou o que motivou a entidade a promover o Festival. Segundo ele, "uma das finalidades da Associação é oferecer cursos de atualização profissional nas diversas áreas do Direito e promover atividades culturais. Neste ano, como parte dos festejos dos setenta anos de fundação, decidimos promover um Festival Literário de grande porte. É um presente que a Associação dos Advogados de São Paulo oferecerá a seus associados, extensivo a todos os leitores do país, que ficam dessa forma convidados a conhecer a entidade e celebrar esses setenta anos conosco.”

O diretor cultural Luís Carlos Moro lembrou que já há algum tempo a AASP vem se dedicando a diversificar as atividades do departamento cultural para além dos cursos de Direito permanentemente oferecidos aos advogados. “Temos trazido shows musicais, peças de teatro, exposições de pintura e escultura, valorizando, desse modo, a cultura e o conhecimento, tanto para os nossos associados quanto para o público em geral.”

A curadora do Festival Pauliceia Literária, Christina Baum, também falou sobre a iniciativa: “A palavra é a ferramenta do advogado. Para ser um bom orador e um bom escritor, ele precisa primeiro ser um bom leitor e ler sobre tudo. Autores importantes, brasileiros e internacionais, estão vindo para o Pauliceia Literária. Haverá uma combinação e uma troca de culturas muito importantes. Brasileiros conversando com estrangeiros, advogados trocando experiências com escritores. É maravilhoso este encontro que a AASP irá proporcionar."

_______

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Carro com ministro do TST e família cai de ponte e capota em Goiás

22/12/2024

Amigo oculto: Cármen Lúcia tira Liniker e é presenteada por "casca de bala"

23/12/2024

Dino suspende R$ 4 bi de emendas parlamentares e manda PF investigar

23/12/2024

Motorista é condenado por embriaguez mesmo sem realizar bafômetro

22/12/2024

STJ anula Júri por falta de quesito obrigatório sem registro em ata

22/12/2024

Artigos Mais Lidos

Coisa julgada, obiter dictum e boa-fé: Um diálogo indispensável

23/12/2024

Macunaíma, ministro do Brasil

23/12/2024

Inteligência artificial e direitos autorais: O que diz o PL 2.338/23 aprovado pelo Senado?

23/12/2024

(Não) incidência de PIS/Cofins sobre reembolso de despesas

23/12/2024

A ameaça da indisponibilidade retroativa

23/12/2024