Migalhas Quentes

OAB/SP quer advogados do Quinto nos órgãos especiais dos Tribunais

19/10/2005


OAB/SP quer advogados do Quinto nos órgãos especiais dos Tribunais

O Conselho OAB/SP decidiu no dia 19/9, por unanimidade, apresentar aos membros do Conselho Nacional de Justiça a preocupação dos advogados de São Paulo com relação à extinção da representação dos oriundos do Quinto Constitucional nos Órgãos Especiais dos Tribunais brasileiros. O conselheiro federal, Orlando Maluf Haddad, levou a preocupação da Seccional também ao Conselho Federal e, nesta segunda-feira, 17/10, em sessão plenária, o CF decidiu pela aprovação de uma proposição repudiando o fim da representação, a ser encaminhada ao Conselho Nacional de Justiça.

A manifestação da OAB foi adotada a partir de um requerimento apresentado por vinte desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, que chegaram à magistratura por força do Quinto Constitucional – classe dos advogados, segundo o qual um quinto dos magistrados dos Tribunais deve ser composto de advogados e membros do Ministério Público.

O voto do conselheiro federal Orlando Maluf Haddad na relatoria do processo analisado pelo CF destaca que a supressão da participação da Advocacia nos órgãos Especiais dos Tribunais que compõem o Quinto Constitucional seria inconstitucional e discriminatória. Essa decisão do Conselho Federal vem de encontro ao anseio da advocacia brasileira, uma vez que a representação de advogados e membros do Ministério Público na proporção de um quinto dos lugares dos Tribunais Regionais Federais, do Trabalho, dos Estados e do Distrito Federal, tendo prestado relevantes serviços à sociedade brasileira em geral e à comunidade forense em particular. Tínhamos também no mês passado externado nossa preocupação, por ofício, ao presidente do CNJ, ministro Nelson Jobim", afirma Luiz Flávio Borges D’Urso.
_______________







_________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

TJ/MG revoga liminar e veta transfusão em paciente testemunha de Jeová

15/7/2024

Herdeiros que ocupam imóvel exclusivamente devem pagar aluguel

16/7/2024

OAB/SP divulga nova tabela de honorários com 45 novas atividades

15/7/2024

TJ/BA anula sentença após juiz dizer que "lugar de demônio é na cadeia"

15/7/2024

Funcionária chamada de “marmita do chefe" por colegas será indenizada

16/7/2024

Artigos Mais Lidos

Partilha de imóvel financiado no divórcio

15/7/2024

Você sabe o que significam as estrelas nos vistos dos EUA?

16/7/2024

Inteligência artificial e Processo Penal

15/7/2024

Advogado, pensando em vender créditos judiciais? Confira essas dicas para fazer da maneira correta!

16/7/2024

O setor de serviços na reforma tributária

15/7/2024