Migalhas Quentes

Invalidez de juiz leva CNJ a suspender aposentadoria por suposta improbidade

Para conselheiro, ocorrendo invalidez, o bem maior é a proteção social do indivíduo e de seus familiares.

21/2/2013

O plenário do CNJ suspendeu a aposentadoria por supostos atos de improbidade aplicada ao juiz A.S.A. A maioria dos conselheiros acompanhou o voto de Jefferson Kravchychyn, relator do processo de Revisão Disciplinar, que acatou parcialmente o pedido do magistrado de revisão da punição compulsória.

A suspensão não impede que o magistrado responda a processos civis e criminais. Para Kravchychyn, ocorrendo invalidez, o bem maior é a proteção social do indivíduo e de seus familiares.

Pela decisão do CNJ, a pena aplicada pelo TJ/PE ao magistrado estará suspensa enquanto ele estiver em condição de invalidez. O juiz será submetido a exames de perícia a cada dois anos e a reversão da aposentadoria se dará de forma automática, caso seja identificada a cura.

A suspensão provisória da aposentadoria compulsória não obsta que o juiz pernambucano responda a processos civis e criminais. "Ocorrendo invalidez, o bem maior é a proteção social do indivíduo e de seus familiares. Se a condição de invalidez vier a ser revista, aplica-se a pena de aposentadoria compulsória", defendeu Kravchychyn.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

TJ/PE aposenta por invalidez juiz acusado de atuar em interesse próprio

18/10/2011
Migalhas Quentes

Corte Especial do TJ/ES aposenta juiz de Direto

6/5/2011

Notícias Mais Lidas

Advogado vê parcialidade, grava audiência e juiz se declara suspeito

22/4/2025

PF investiga fraude de R$ 6,3 bilhões no INSS; Justiça afasta presidente

23/4/2025

TST: Anulada justa causa de bancária que fazia crossfit durante licença

22/4/2025

Unimed deve devolver valores de reajustes abusivos de plano desde 2020

23/4/2025

STF vê melhora de Bolsonaro ao participar de live e manda citar na UTI

23/4/2025

Artigos Mais Lidos

É agora ou nunca. A janela que se abriu com a IA generativa não vai durar para sempre

22/4/2025

Holding patrimonial: Benefícios, economia tributária e por que fazer agora

22/4/2025

Nova regra para trabalho em feriados e domingos: O que muda para as empresas a partir de julho de 2025?

23/4/2025

STF reforça a licitude da terceirização em atividade-fim e suspende todas as ações envolvendo o tema “pejotização”

22/4/2025

10 informações jurídicas essenciais acerca do inventário

21/4/2025