Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Responsabilidade Civil"

Veja quem ganhou a obra "Responsabilidade Civil".

30/10/2012

O livro "Responsabilidade Civil" (Atlas – 275p.), de Daniel de Andrade Levy, parte da análise dos movimentos sociais, jurisprudenciais e teóricos da responsabilidade civil em vários países, a fim de demonstrar uma bifurcação da disciplina.

Este livro parte da análise inédita dos movimentos sociais, jurisprudenciais e teóricos da Responsabilidade Civil atual em países tão diversos quanto Brasil, EUA, Itália, Inglaterra, Alemanha, França ou Nova Zelândia, a fim de demonstrar uma bifurcação da disciplina. De um lado, a Responsabilidade Civil interessa-se, cada vez mais, pela punição do agente ofensor; de outro, a reparação do dano, antes colocada no centro da disciplina, é transferida para mecanismos extrajudiciais de indenização, como fundos públicos, seguros ou a própria Seguridade Social.

O exame aprofundado - quase subliminar - das mais recentes decisões judiciais naqueles países mostra que essa cisão da Responsabilidade Civil parece, em um futuro próximo, inevitável. Portanto, o estudo aqui apresentado indaga, partindo das principais funções da disciplina - reparação, punição e prevenção - sobre a conveniência de uma reorganização da disciplina em dois novos campos: um Direito dos Danos e um Direito das Condutas Lesivas.

Obra destinada tanto para advogados, magistrados, procuradores, promotores de justiça, defensores públicos e legisladores, pela profunda e inédita análise dos mais recentes movimentos jurisprudenciais da Responsabilidade Civil em diversos países de common law e civil law, bem como para docentes, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação da área de Direito Civil, pela proposta teórica de reorganização da disciplina em duas novas áreas, a partir do exame daqueles movimentos práticos sob uma perspectiva sociocultural. Leitura complementar para cursos de Responsabilidade Civil, seja de graduação, seja de pós-graduação, em diversos ramos, como Direito Ambiental e Direito do Consumidor.

Sobre o autor :

Daniel de Andrade Levy é mestre em Direito Civil pela USP. Doutorando em Direito Privado, Arbitragem Internacional, pela Université Panthéon-Assas, Paris II. Bolsista do Governo Francês no âmbito do Programa de Excelência Eiffel. Membro do Comitê Brasileiro de Arbitragem, do Comité Français de l'Arbitrage, da Association Suisse de l'Arbitrage e da Associação Latinoamericana de Arbitragem. É advogado em SP e no RJ.

__________

Ganhador :

Allan Cantalice de Oliveira, de João Pessoa /PB

__________

_________

Adquira já um exemplar :


_________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Leonardo Sica é eleito presidente da OAB/SP

21/11/2024

Justiça exige procuração com firma reconhecida em ação contra banco

21/11/2024

Ex-funcionária pode anexar fotos internas em processo trabalhista

21/11/2024

Câmara aprova projeto que limita penhora sobre bens de devedores

21/11/2024

PF indicia Bolsonaro e outros 36 por tentativa de golpe em 2022

21/11/2024

Artigos Mais Lidos

A insegurança jurídica provocada pelo julgamento do Tema 1.079 - STJ

22/11/2024

O fim da jornada 6x1 é uma questão de saúde

21/11/2024

ITBI - Divórcio - Não incidência em partilha não onerosa - TJ/SP e PLP 06/23

22/11/2024

Penhora de valores: O que está em jogo no julgamento do STJ sobre o Tema 1.285?

22/11/2024

A revisão da coisa julgada em questões da previdência complementar decididas em recursos repetitivos: Interpretação teleológica do art. 505, I, do CPC com o sistema de precedentes

21/11/2024